Agtech / Tendências /


Usina de Inovação Monte Alegre quer fomentar startups de tecnologia para a agricultura

Espaço de inovação vai contar com coworking e abrigará startups, aceleradoras, escritórios comerciais, organizações educacionais, institutos de pesquisa e produtores com perfil colaborativo

A Usina de Inovação Monte Alegre será lançada nesta quinta-feira (1/12) durante o 2º AgTech Day, evento organizado pela EsalqTec, Canatec Coworking e com a StartAgro como uma das parceiras institucionais.

O projeto, que fica próximo ao campus da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/Esalq), se propõe a ser um ambiente de negócios formatado como um sistema integrado de alto impacto e que terá investimentos por volta de R$ 75 milhões.

A iniciativa, que será apresentada às 17h, vai oferecer estrutura e suporte para aproximar empreendedores. Além disso, vai contar com coworking e abrigará startups, aceleradoras de empresas, escritórios comerciais, organizações educacionais, institutos de pesquisa e produtores com perfil colaborativo.

Conceito multiuso

O conceito multiuso em um sistema integrado apresenta vários diferenciais como infraestrutura adequada, suporte técnico para inovações, condições de fomento e aceleração, Big Data (conjunto para armazenamento de dados), ambiente propício para network, incentivos fiscais e AgTech, além da localização privilegiada, perto da Esalq.

Desde o ano passado, a área já vem recebendo investimentos da Usina de Empreendimentos e Participações, empresa responsável pelo projeto, em obras de revitalização e reinauguração de 21 espaços da antiga usina de açúcar com projetos e ambientes disponíveis para um novo ciclo de empreendimentos.

“Criado para inspirar, transformar e impactar, todo o sistema da Usina da Monte Alegre foi pensado em um formato para impulsionar o agronegócio por meio da inovação, oferecendo um ambiente propício para as empresas empreenderem com suporte qualificado para dar sustentabilidade a essas iniciativas”, explica o empresário e idealista do projeto, Wilson Guidotti Jr.

Fundo de investimento

O coworking, primeiro empreendimento oficial do complexo, entrará em operação em fevereiro de 2017. A estrutura completa da Usina de Inovação Monte Alegre contará com outros serviços, como offices, espaço de eventos, restaurante e, futuramente, um hotel com centro de convenções. A área total possui 427 mil metros2, tendo 25 mil metros2 de construção que será toda restaurada. “O evento de lançamento será o pontapé inicial desse megaprojeto, mas já temos algumas parcerias confirmadas, inclusive, estamos em busca de novos parceiros. Para tanto, abriremos um fundo de investimentos”, informou.

Além da estrutura física, a Usina de Inovação Monte Alegre oferecerá incentivos exclusivos para startups, fornecendo suporte a inovação com agência local, empresas de marketing e comunicação, já operando no complexo instalado, e acesso a aceleradoras, mentores e investidores.