Agrocorp / Agtech / Tendências /


15 aplicativos agrícolas úteis e imperdíveis para baixar em 2017

Confira 15 aplicativos para a agropecuária

Confira aplicativos para agricultura com funções diversas, da gestão de fazendas à  previsão climática e cotação de commodities. E a boa notícia: muitos são gratuitos

Por Clayton Melo

O produtor rural brasileiro tem à disposição hoje, no smartphone, no tablet na web, uma série de aplicativos para agropecuária. Os programas auxiliam em diversas áreas, como gestão de fazendas, previsão climática, cotação de commodities, adequação ao Código Florestal e identificação de pragas. A StartAgro preparou uma lista especial com 15 aplicativos que o produtor rural pode deixar e começar a usar rapidamente. E boa notícia: muitos são gratuitos. Na relação há programas desenvolvidos por startups brasileiras, como JetBov, Agrosmart, IZAgro e Strider, ou instituições e companhias nacionais, como Embrapa e universidades.

LEIA TAMBÉM
10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O PRODUTOR RURAL E A TECNOLOGIA
COMO A TECNOLOGIA ESTÁ TRANSFORMANDO A AGROPECUÁRIA NO MATO GROSSO DO SUL
CONFIRA O INFOGRÁFICO COMPLETO DO 1º CENSO AGTECH STARTUPS BRASIL (EM PRIMEIRA MÃO)

Confira e compartilhe as dicas!

  1. JetBov. Rebanho e gestão de fazenda. Startup da cidade de Joinville e acelerada pela ACE, a empresa tem um aplicativo para coleta de informações sobre rebanho e gestão de fazendas. Possibilita controlar todas as etapas do manejo reprodutivo de forma simples e também auxilia na gestão de custos de nutrição, pasto e confinamento. Disponível para web, Android e Apple.
  2.  Agri Precision. Agricultura de precisão. Ele faz as funções de um GPS de mão, ajudando a mapear áreas de amostragem de solo e fornecendo dados do terreno. Entre seus recursos estão o cálculo da área e cadastramento do talhão e preparação de tabelas, geração do contorno do talhão, navegação ponto a ponto. Voltado a técnicos, assistentes, grande s e pequenos agricultores.
  1. Imaflora. Simulador do novo Código Florestal. O programa simula as normas da LEI Florestal (Código Florestal) em imóveis rurais. O aplicativo indica excedente ou déficit de floresta e os tipos de floresta que devem passar por restauração. Funciona da seguinte forma: o usuário insere os dados, como localização, área total e data de desmatamento). Para a simulação, é necessário ter os dados das áreas de APP, APP de uso consolidado e áreas de uso restrito do imóvel, tendo vegetação nativa ou não em cada uma das situações. Gratuito.
  1. Soja Brasil. Informações sobre a safra do grão.  Resultado de parceria entre o Canal Rural e Associação dos Produtores de Soja do Brasil, com a coordenação técnica da Embrapa Soja, o aplicativo fornece dados sobre a safra, cotações, clima, calendário agrícola e notícias do setor. Disponível para aparelhos Apple. Gratuito.
  1. Suplementa Certo Embrapa. Serviços ao pecuarista. Ferramenta possibilita ao grande, médio e pequeno produtor da cadeia bovina comparar os rendimentos do mesmo tipo de produto e suplementação. É resultado de parceria entre a Embrapa Gado Corte e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Disponível para Android. Um vídeo mostra como usar o app.
  1. Fields Area Measure. Imagens de satélite. Disponível em português, ele permite ao produtor medir o perímetro e o cálculo de áreas por meio de imagens de satélites. Para isso, deve-se usar o GPS para localizar a propriedade e fazer a marcação dos pontos. Desenvolvido para Android e Apple. É gratuito.
  1. INMET Tempo e Clima. Previsão Climática. Com dados gerados pelo Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), o app dá informações sobre previsão do tempo para os próximos cinco dias, além de dados como precipitação, temperatura e umidade. Também mostra imagens atualizadas de satélites meteorológicos. Disponível para Android e Apple.
  1. TeeJet. Pulverização de lavouras. Em inglês, a ferramenta ajuda o agricultor a definir os atributos para fazer a pulverização das lavouras. Para isso, o produtor deve fornecer informações como taxa de precisão da aplicação esperada, velocidade. Então a tecnologia prepara uma relação com os melhores bicos que podem ser utilizados no trabalho nos pulverizadores. Disponível para Android e Apple. Gratuito.
  1. FOXBayer. Identificação de doenças. Facilita na identificação de diferentes doenças da soja, trigo, algodão e feijão. O app também dá instruções sobre tratamento e apresenta um banco de fotos de doenças paras as quais o produto da companhia tem registro. Criado pela Bayer CropScience. Disponível para Android iOS. Gratuito.    
  2. TankMix . Auxílio na pulverização de lavouras. Idealizado pela Yara Fertilizantes, dá informações sobre misturas de produtos que serão usados para pulverização na lavoura. Ao acessar o aplicativo, o produtor seleciona seu país e visualiza uma série de produtos. O programa possui um vasto banco de dados com milhares de testes e combinações de água, pesticidas, herbicidas ou ingredientes ativos. Disponível para Android, Apple e plataforma web. Gratuito.
  1. Agrosmart. Gerenciamento de irrigação.  Startup paulista fundada em 2014, a Agrosmart desenvolveu um aplicativo que torna o gerenciamento das plantações mais inteligente. O programa conecta o produtor rural à lavoura. A tecnologia trabalha a partir de sensores espalhados no campo capazes de monitorar a umidade do solo e a existência de pragas, entre outros recursos.
  2. SamF. Calculadora para agricultores. Disponível para Android, este app auxilia o agricultor em cálculos para uma série de atividades, como semeadura, adubação e fertilização, entre outras. Ele permite, por exemplo, determinar a quantidade adequada de plantas em uma área específica. Disponível para Android. Preço: R$ 6,34.
  3. IZAgro. Auxilia no controle de pragas.  Recém-associada à incubadora EsalqTec, a IZAgro  criou um aplicativo gratuito que fornece informações sobre ameaças às plantações e produtos capazes de combate-las. A ideia é que produtores, técnicos e estudantes tenham acesso a dados sobre produtos registrados para controle de pragas, doenças, plantas daninhas em mais de 10 culturas diferentes. Disponível para Android e iOS.
  1. Strider. Auxilia no controle de pragas. Esta startup de Belo Horizonte desenvolveu um programa que tem a vantagem de ser usado em modo offline. Ele possibilita ao produtor manejar pragas, controlar aplicações e monitorar dados sobre fertilidade e umidade. O app aposta numa interface amigável, similar ao WhatsApp e o Facebook.
  2.  Commodities Market Prices. Cotações internacionais de Quer saber qual a cotação commodities agrícolas em Bolsas como Chicago e Nova Iorque? Então este app é uma boa pedida. Em inglês, ele lista – além da variação cambial – grãos, carnes e combustíveis. Entre as facilidades estão a possibilidade de criação de listas personalizadas e contatos favoritos, além de gráficos semanais, mensais e anuais. Disponível para Android. Gratuito.