Campus / Tendências /


Usina de Inovação Monte Alegre quer ser o celeiro high-tech da agricultura em Piracicaba

Com investimento de R$ 75 milhões, Usina  de Inovação Monte Alegre terá espaço para coworking, eventos, shows e lançamentos de produtos. A intenção também é de que receba aceleradoras de empresas, escritórios comerciais, organizações educacionais, institutos de pesquisa e produtores com perfil colaborativo.

Por Redação, direto de Piracicaba

A Usina de Inovação Monte Alegre, lançada nesta quinta-feira (1/12) em Piracicaba (SP), foi erguida com a intenção de funcionar como um complexo para receber startups e profissionais de diferentes áreas da agricultura e, assim, fomentar o ecossistema AgTech da região.

O projeto tem espaço para coworking e realização eventos. Além disso, a Usina de Inovação, que deve iniciar suas atividades em fevereiro de 2017, abrigará shows, lançamentos de produtos e, futuramente, um hotel com centro de convenções. A intenção também é de que receba aceleradoras de empresas, escritórios comerciais, organizações educacionais, institutos de pesquisa e produtores com perfil colaborativo.

LEIA TAMBÉM: 

YouTube: Confira como foi o #STARTAGRO1
Antonio Morelli, CEO Agronow: “Eventos como o StartAgro ajudam a organizar o mercado”
StartAgro no Summit Agronegócio, do Estadão: Por que as startups avançam no mundo agro

O investimento no projeto, que possui uma área de 427 mil m², foi de cerca de R$ 75 milhões. A Usina de Inovação foi erguida onde estava uma antiga usina de açúcar desativada. A iniciativa é capitaneada pelo empresário Wilson Guidotti Júnior (Balu Guidotti), que contou com apoio de investidores.

Usina de Inovação Monte Alegre tem espaço para eventos de diversos tipos

Usina de Inovação Monte Alegre tem espaço para eventos de diversos tipos

Companhias do agronegócio

O lançamento do espaço multiuso foi feito durante o 2º AgTech Day, evento organizado pela  EsalqTec, Canatec Coworking e  Usina de Inovação Monte Alegre com apoio da Associação Brasileira de Startups, SP Ventures, V2COM, Vanguarda Capital e a StartAgro.

Segundo Guidotti Júnior, um dos objetivos é atrair companhias do agronegócio interessadas em   instalar suas representações, agências de negócios ou laboratórios que desenvolvem soluções tecnológicas. “No local, que também poderá abrigar startups, funcionarão atividades voltadas para o desenvolvimento da agricultura de precisão e a chamada Internet das Coisas no campo”, afirma Guidotti.

Café instalado na Usina de Inovação Monte Alegre

Café instalado na Usina de Inovação Monte Alegre

Philip Yang, membro do Conselho Executivo da Usina de Inovação Monte Alegre e que apresentou os detalhes durante o 2º AgTech Day, diz que a apropriação do Monte Alegre para a instalação da Usina de Inovação é um projeto de olho no futuro. “Vivemos um momento importante nos processos de arquitetura e urbanismo, em sintonia com uma tendência de aproveitar espaços em desuso para abrigar práticas inovadoras.”

O bairro e a Usina Monte Alegre

Com histórico na produção de cana-de-açúcar, abrigo da maior obra do pintor Alfredo Volpi e local da construção da primeira locomotiva a vapor inteiramente brasileira, o Bairro Monte Alegre ainda mantém as edificações da antiga Usina Monte Alegre, incluindo um conjunto de casas para operários.

usinamontealegre

A intenção é, no futuro, instalar um hotel com centro de convenções no local

“Pelo riquíssimo patrimônio cultural e arquitetônico, o Bairro Monte Alegre, na cidade de Piracicaba, é uma verdadeira joia  no interior do Estado de São Paulo, além de possuir a inovação e o empreendedorismo em seu DNA”, diz Guidotti.

“Em cada galpão funcionará um aparelho que poderá se tornar protagonista para a inovação do agribusiness, tanto no fomento de tecnologias relacionadas à bioenergia, visando ao desenvolvimento da indústria nacional ou à obtenção de ajuda para o licenciamento de produtos inovadores”, afirma Guidotti.