Perfil StartAgro /


Perfil StartAgro: como a Forlidar usa sensores laser para monitorar florestas e fazendas

Nome: Forlidar

O que faz: A Forlidar oferece soluções de monitoramento da produção florestal e agrícola usando a tecnologia LiDAR (da sigla Light Detection And Ranging), sistema que usa a luz emitida por sensores laser para medir a distância do sensor até os objetos escaneados. Com ela, é possível saber a elevação do solo e a altura de árvores. O escaneamento pode ser terrestre, ou aéreo, usando drones ou aviões, em talhões ou parcelas. A tecnologia pode ser aplicada a inventário florestal, agricultura, topografia e monitoramento de linhas de transmissão. 

Que problema resolve: O sistema de monitoramento atende às necessidades de monitoramento, elaboração de mapas detalhados e de acompanhamento de culturas em que imagens não são suficientes, já que o laser oferece uma penetração maior. Além disso, a startup se propõe a modernizar o monitoramento florestal. “Identificamos um grande gargalo nas empresas, já que esse monitoramento é feito praticamente da mesma maneira desde que surgiu, há 200 anos”, diz Eimi Arikawa, diretora administrativa da Forlidar. Eles perceberam que era possível fazer esse sensoriamento 3D usando lasers, os mesmos adotados em carros autônomos.

Qual o diferencial: Outras empresas também oferecem monitoramento florestal, mas a cubagem normalmente exige que a árvore seja seccionada ou derrubada. “A nossa é a única solução de volumetria não destrutiva”, afirma Eimi. E a tecnologia pode ser facilmente adaptada para outros usos no setor agroflorestal.

Modelo de negócios: As soluções são oferecidas aos produtores de acordo com a área e os serviços agregados. Até agora, a empresa não recebeu investimentos externos, mas já se prepara para abrir a primeira rodada de captação. “É como eles dizem: fizemos tudo no esquema bootstrapping”, diz Eimi.

Um breve perfil da startup: A startup surgiu em 2017 como um spinoff de um grupo de estudos da tecnologia LiDAR aplicada ao setor florestal. No ano seguinte, a Forlidar começou a realizar testes com empresas. A convite da John Deere, participou da Agrishow de 2018 dentro do estande da fabricante de maquinário agrícola e descobriu um interesse dos produtores em adaptar a tecnologia de monitoramento a outras culturas e setores, da cana à pecuária de corte. Atualmente, a Forlidar é uma das startups residentes no hub AgTech Garage, em Piracicaba. 

Time: Eimi Arikawa (Diretora Administrativa)
Thaís Hudari Abib (Diretora de Projetos)
Tiago de Conto (Desenvolvedor e Programador)

Visão de futuro: Atualmente, a startup está testando a tecnologia para aplicação em outras culturas, especialmente eucalipto, pinus e mogno. Algumas hipóteses ainda estão sendo comprovadas para aplicação no agronegócio. E a empresa já faz uma prospecção para trabalhar com citrus. No futuro, a Forlidar quer entrar no mercado da pecuária, mas para isso será necessário adequar o hardware utilizado, um processo um pouco mais complexo do que a adaptação do sistema apenas para culturas diferentes. “A pecuária será uma vertente muito importante para nós”, afirma Eimi.

Conheça outras startups na seção Perfil StartAgro