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Entrevista: Como vender tecnologia para o agricultor

Vender tecnologia para o agricultor reserva grandes oportunidades, mas também impõe uma série de desafios aos empreendedores Agtech. Veja a entrevista em vídeo com Almir Araújo Silva, da Basf, e Pedro Waengertner, da Ace Startups, e conheça as armadilhas desse processo

Por Clayton Melo
Vídeo: Daniel A.Rubio

O movimento de digitalização do campo, que avança no Brasil, impõe uma série de desafios aos empreendedores do mercado AgTech. Se a agricultura precisa de novas tecnologias e está aberta ao novo, também é verdade que o excesso de “tecnologês” ou recursos além da necessidade do produtor podem ser um empecilho ao fechamento de negócios.

O ponto principal, sempre, é não perder de vista o consumidor-alvo da tecnologia para a agricultura: o produtor rural.

Para uma startup AgTech ser bem-sucedida, deve conhecer profundamente a realidade do agricultor. “Vai para o campo, suja a botina, veja se o agricultor realmente precisa daquela solução e se ela de fato soluciona um problema”, afirma nesta entrevista ao StartAgro Almir Araújo Silva, gerente de marketing digital para a América Latina da Basf.  “Os empreendedores precisam traduzir de forma fácil para quem vai utilizar a tecnologia e ser focado na resolução do problema.”

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Pedro Waengertner, CEO e sócio fundador da ACE, reforça: “Tem de sair do computador, ir para a rua, interagir com cliente reais, entendendo que, quando se trata de uma solução mais inovadora provavelmente, a venda online não vai ser uma realidade – pelo menos não no início- para a sua empresa.

Nesse processo, saber vender é tão importante quanto ter uma solução adequada. “Já vi muita startup de AgTech que não sai do protótipo. Então ela monta algo que teoricamente é muito legal, mas não sabe como vender, como chegar até o mercado. Se não sabe como vender, não vai conseguir criar uma empresa”.

Confira abaixo a continuação da entrevista em vídeo com Almir e Pedro.