Agrocorp / Agtech /


Basf transforma programa AgroStart em plataforma de inovação

Aceleradora lançada em 2016 agora conta com um ecossistema de parceiros corporativos e braço de venture capital

Lançado em 2016 como uma aceleradora de agtechs, o programa AgroStart, da Basf, completa agora três anos. E o aniversário marca uma mudança na maneira como ele será compreendido. O AgroStart foi transformado em uma plataforma de inovação que engloba a aceleração, o projeto de intraempreendedorismo, o ecossistema de parceiros corporativos e os investimentos de venture capital. As novidades foram compartilhadas em um evento na Garagem AgroStart, espaço em São Paulo usado para fomentar o intraempreendedorismo, e o StartAgro acompanhou os anúncios.

Além da transformação em plataforma de inovação, o AgroStart deixa de olhar apenas para a América Latina e passa a ter uma atuação global.

Leia mais:
Basf investe US$ 4 milhões em fundo administrado pela SP Ventures
Basf inaugura novo centro de experiências digitais e científicas
Basf anuncia iniciativa para aproximar startups e grandes empresas
Basf e ACE lançam programa para selecionar startups do agronegócio

O time de parceiros corporativos também recebeu um novo reforço. Além de Bosch e Samsung, anunciados em março, o Banco do Brasil também passa a integrar o ecossistema, que aproxima startups e grandes companhias. O banco tem presença forte no setor, com presença em 5414 municípios, ou 97% do total, e o crédito rural representa 27,4% de participação na carteira de crédito total do Banco do Brasil. 

A Basf Venture Capital, ou BVC, já faz aportes em startups e agora passa a olhar também para o agro. Em novembro, a empresa anunciou um aporte de US$ 4 milhões no fundo AgVentures II, administrado pela SP Ventures. É o primeiro feito pelo BVC no Brasil. O objetivo será investir em 20 a 25 agtechs e food techs, e os aportes começarão a ser feitos em 2020.

O programa de aceleração fará uma chamada pública a partir de janeiro do ano que vem, e o projeto de intraempreendedorismo, em que equipes da própria Basf usam a mesma metodologia de startups para desenvolver soluções internas, também continuará a ser realizado. O foco é em tecnologias e soluções de automação, economia compartilhada, agricultura de precisão e gestão da lavoura.

Para sintetizar todas as mudanças, o site do AgroStart foi repaginado e deve entrar no ar em meados da próxima semana.