Legado é para sempre
Conteúdo Especial STARTAGRO + BASF
Em seus 110 anos de história no País, a BASF contribuiu ativamente para o agronegócio se tornar uma das grandes marcas brasileiras
Nos últimos 110 anos, poucos setores no Brasil passaram por transformações tão intensas quanto o agronegócio. Desde o início do século passado, novas culturas foram introduzidas no País, técnicas especiais de manejo ganharam as lavouras, tecnologias nasceram e prosperaram nas fazendas, a digitalização tornou- se realidade, o respeito ao meio ambiente virou regra inquestionável, as propriedades começaram a ser administradas como empresas e a produtividade, como não poderia deixar de ser, disparou. Nesse período, quantas corporações podem se orgulhar de ter ajudado o agro a despontar como uma das grandes marcas brasileiras? A BASF certamente é uma delas.
Desde o início, a BASF participou ativamente do desenvolvimento do agronegócio do País, oferecendo inúmeras soluções que respondem aos desafios enfrentados pelos agricultores. Para isso, a empresa alicerçou a sua atuação em quatro pilares fundamentais – inovação, sustentabilidade, digitalização e experiência do cliente. Cada um deles tem o objetivo final de ajudar os agricultores a transformar os seus negócios e o próprio País. Confira:
Inovação
A inovação tem papel central na trajetória da BASF. “Somos uma companhia longeva, mas que se reinventa sempre”, diz Eduardo Novaes, diretor de Soluções para Agricultura da BASF. A busca pela inovação pode ser comprovada por diversas iniciativas e um investimento global de 900 milhões de euros ao ano para o desenvolvimento de novas soluções e ferramentas aplicáveis no campo. O resultado para o Brasil são as mais de 30 soluções para proteção de cultivos a serem lançadas até 2030, além de traits, cultivares de soja, arroz, algodão, ferramentas digitais e sementes de vegetais.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é outro pilar estratégico. Desde 1990, por exemplo, a BASF reduziu as suas emissões globais de CO2 pela metade. Agora, a meta é zerá-las até 2050. A empresa também investe constantemente na melhoria da eficiência energética de suas unidades produtivas. Não à toa, foi a primeira companhia química do Brasil a receber a Certificação Internacional ISO 5001.
Digitalização
A digitalização não só estimula o aumento da produtividade como também permite aos agricultores expandir os seus negócios e, ao mesmo tempo, reduzir a sua pegada ambiental. Para a BASF, essa é uma questão urgente. Até 2030, a empresa pretende oferecer tecnologias digitais para mais de 400 milhões de hectares de terras cultivadas.
As soluções da xarvio®, marca de agricultura digital da BASF, hoje já ajudam agricultores a monitorarem e gerenciarem cerca de 2 milhões de hectares no Brasil. Graças a elas, é possível fazer um uso mais racional de insumos.
Experiência do Cliente
O quarto pilar resume o que norteia a operação da empresa no Brasil: garantir sempre a melhor experiência possível ao cliente. “Não fazemos nada sozinhos”, diz Novaes. “Tudo começa e termina com o agricultor.” A partir dessa premissa, a empresa prepara o lançamento da Fazenda BASF, uma plataforma on-line em que o agricultor poderá ter acesso direto às soluções e ao time da companhia.
Nos links abaixo, parceiros da BASF relatam, em depoimentos publicados originalmente na revista PLANT PROJECT, como cada um desses pilares os ajudou a tornar as suas operações mais eficientes, apresentam os desafios que foram superados ao longo da jornada e revelam qual legado deixarão para as futuras gerações. Os próximos 110 anos, afinal, estão logo ali.
Norma Gatto – “Nós alimentamos o mundo”
Mauricio De Bortoli – “Somos a força que impulsiona o planeta”
Pedro Valente – “A sustentabilidade faz parte do nosso DNA”
Elton Zanella – “O legado é para sempre”