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Apeel Sciences capta US$ 250 milhões e se torna o novo unicórnio agtech

A pandemia provocada pelo novo coronavírus expôs diversos gargalos da cadeia de produção de alimentos, das condições de trabalho nos grandes frigoríficos, fechados por se tornarem focos de contaminação da Covid-19, ao desperdício provocado pelas dificuldades encontradas por produtores em escoar os alimentos produzidos em suas propriedades. Nesse cenário, é natural que uma agtech que ofereça uma solução para ampliar a vida útil de frutas e legumes e reduzir o desperdício chame a atenção de investidores. A americana Apeel Sciences, criadora de um sistema que amplia a vida útil dos alimentos, captou US$ 250 milhões em uma nova rodada de investimentos e já é avaliada em US$ 1 bilhão. É o mais novo unicórnio agtech.

Já falamos da Apeel Sciences em outras ocasiões aqui no StartAgro justamente por conta da relevância da tecnologia que ela desenvolveu. Usando uma solução à base de vegetais totalmente comestível, a empresa cria uma espécie de segunda camada de proteção em frutas e legumes, reduzindo a oxidação e a perda de água. Inicialmente, ela foi aplicada a abacates, mas já é trabalhada também em outras frutas. Essa tecnologia fez com que a empresa fosse considerada uma das agtechs mais inovadoras do mundo tanto pela Fast Company quanto pela aceleradora Thrive, que elabora um ranking anual de inovação no setor.

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A startup surgiu em 2012, com um investimento da Bill & Melinda Gates Foundation, e desde então já arrecadou um total de US$ 360 milhões. Os recursos vem de fundos de VC como Viking Global Investors, Upfront Ventures, Tao Capital Partners e Rock Creek Group, além de celebridades como Oprah Winfrey e Katy Perry.

“O desperdício de alimentos é um imposto invisível que é pago por todos aqueles que participam da cadeia de produção de comida”, afirmou James Rogers, fundador e CEO da Apeel, em um comunicado divulgado à imprensa. “Acabar com o desperdício global pode liberar US$ 2,6 trilhões anualmente, permitindo a criação de um ecossistema melhor para produtores, distribuidores, consumidores e para o nosso planeta”.

De acordo com o site AgFunder News, a empresa está ganhando tração comercialmente. Os clientes que usam a tecnologia da Apeel afirmam ter obtido uma redução de 50% na perda de produtos e um aumento de 5 a 10% em vendas. Com a pandemia, a empresa tem chamado mais a atenção para a necessidade de proteger recursos preciosos na cadeia de produção.