Agrocorp / Agtech / Entrevistas / Multimídia /


Vídeo: Por que a Basf e a ACE estão em busca de startups de agronegócio

Pedro Waengertner, da ACE ( à esq.), e Almir Araújo Silva, da Basf, explicam nesta entrevista exclusiva ao StartAgro o que é e como funciona o programa de aceleração AgroStart, que vai selecionar startups de tecnologia aplicada ao agronegócio

Por Clayton Melo
Vídeo: Daniel A. Rubio

Como as startups de tecnologia aplicada ao agronegócio podem ajudar a solucionar problemas no campo? Essa é a pergunta central que move o programa de aceleração de empresas iniciantes AgroStart, lançado no final de agosto em parceria pela Basf e aceleradora ACE.

A iniciativa vai auxiliar empreendedores a escalar suas startups em um prazo de até seis meses. Para isso, vai selecionar empresas que desenvolveram soluções inovadoras em áreas, por exemplo, como qualidade de vida no campo, automatização, gestão da lavoura e tomada de decisão. E que utilizem recursos como Internet das Coisas, Big Data e mobilidade.

“A Basf sempre foi uma empresa de inovação no campo. E agora também faz inovação na área de digitalização do campo”, afirma ao StartAgro Almir Araújo Silva, gerente de marketing digital da Basf para a América Latina.

“O AgroStart vem para isto: fazer com que empreendedores tragam ideias que resolvam problemas do agronegócio, mas por meio da cocriação. É juntar a Basf, que conhece bastante coisa do mundo agro, com a ACE, que conhece todo o processo de gestão e aceleração das startups”, afirma.

LEIA TAMBÉM: 

BASF E ACE LANÇAM PROGRAMA PARA SELECIONAR STARTUPS DE AGRONEGÓCIO
“NÃO HÁ DESCULPA PARA O BRASIL NÃO SER RELEVANTE EM AGTECH”, DIZ PEDRO WAENGERTNER, DA ACE STARTUPS
VÍDEO: O QUE É O AGTECH VALLEY E POR QUE PIRACICABA É O VALE DO SILÍCIO DA AGRICULTURA

Entrevista

Almir conversou com exclusividade com o StartAgro ao lado de Pedro Waengertner, CEO e sócio fundador da ACE.  “Em termos de estágio de desenvolvimento, os empreendedores que estão se inscrevendo já têm um produto lançado”, diz Pedro.

“O que buscamos é avaliar o potencial a partir do que eles nos apresentarem, (levando em conta) a qualidade do produto e até onde eles conseguiram chegar sozinhos”.

Além do programa de aceleração, a conversa passou pelo impacto das startups AgTech no Brasil e os desafios de vender soluções tecnológicas para o mercado agro, entre outros assuntos.

Neste post, é possível ver os dois primeiros vídeos do bate-papo, que aconteceu na sede da ACE, em São Paulo. O restante do material será publicado nos próximos dias.

Confira:

1 – O que é o AgroStart e quais os objetivos do programa de aceleração

2 – Qual o perfil dos empreendedores do AgroStart