Agtech / Campus / Entrevistas / Multimídia /


Vídeo: O que é o AgTech Valley e por que Piracicaba é o Vale do Silício da agricultura

A Esalq exerce papel fundamental no ecossistema de inovação de Piracicaba

O AgTech Valley quer fortalecer a identificação da sociedade de Piracicaba com o ecossistema tecnológico que se desenvolveu em torno da ESALQ ( foto). Confira a segunda parte da entrevista em vídeo com o professor Mateus Mondin, da ESALQTec 

Por Clayton Melo
Vídeo: Daniel A. Rubio

Piracicaba, no interior de São Paulo, respira inovação. Isso tem a ver diretamente com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), eleita a quinta melhor instituição de ensino de ciências agrárias do mundo, segundo ranking divulgado pelo jornal US News and World Report, em 2015.

Em torno da ESALQ, formou-se todo um ecossistema de empresas de base tecnológica responsável por soluções para diversos segmentos do agronegócio.

Em essência, esse cenário guarda semelhanças com as bases que geraram o Vale do Silício, o principal polo de inovação do mundo, na Califórnia, que tem na Universidade Stanford seu grande centro gravitacional (clique aqui para ler sobre o surgimento do Vale).

E se Stanford teve um personagem fundamental para sua criação, o empreendedor e fazendeiro Leland Stanford, a ESALQ teve no paulistano Luiz Vicente de Souza Queiroz, que cursara as Escolas de Agricultura de Grignon, na França, e a de Zurique, na Suíça alemã, o visionário que a colocou de pé.

Luiz de Queiroz, o visionário/Crédito: divulgação

Luiz de Queiroz, o visionário/Crédito: divulgação

Vale do Piracicaba

Esse contexto motivou três profissionais de Piracicaba a lançar uma campanha – o AgTech Valley, ou Vale do Piracicaba. O maior objetivo da iniciativa é fortalecer a identificação da sociedade local com o ecossistema tecnológico da cidade e, assim, estimular o desenvolvimento da região.

Os idealizadores são Sergio Barbosa, gerente-executivo da ESALQTec, o empresário José Augusto Tomé, do coworking CanaTec, e o professor Mateus Mondin, presidente do Conselho Deliberativo da ESALQTec.

LEIA TAMBÉM:

 “HÁ MAIS TECNOLOGIA NUMA SEMENTE DO QUE NUM COMPUTADOR”, DIZ MATEUS MONDIN, DA ESALQTEC; ENTENDA POR QUÊ

COMO UM FAZENDEIRO CRIOU A UNIVERSIDADE STANFORD E DEU ORIGEM AO VALE DO SILÍCIO 

O QUE É AGTECH E POR QUE O BRASIL PODE LIDERAR ESSA NOVA ONDA TECNOLÓGICA 

“O AgTech Valley nada mais é do que algo que já existia naturalmente”, afirma em entrevista em vídeo (veja logo abaixo) ao StartAgro. “É uma iniciativa que organiza o sistema de inovação tecnológica de Piracicaba, que é sem dúvida nenhuma o Vale do Silício na agricultura.”

Ao redor da ESALQ, diz Mondin, formou-se um ecossistema com mais de 80 empreendimentos de inovação tecnológica em Piracicaba.

“Existem startups em todas as áreas do agronegócio. Temos as que são focadas em TI, em soluções biotecnológicas, meio ambiente.”

Nos dois vídeos que acompanham este post, o professor Mondin explica melhor o que é a iniciativa e analisa como esse movimento pode ser benéfico para a cidade de Piracicaba, com efeitos positivos para o turismo e outros setores ligados a serviços na região.

Confira abaixo.

1- O que é o AgTech Valley 

2 – Como a sociedade de beneficia do AgTech Valley