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O agro entre as empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company

Uma das principais publicações de negócios do mundo, a Fast Company publica anualmente uma lista com as 50 empresas mais inovadoras do planeta. Eles analisam o impacto causado pelas soluções de cada empresa e indicam aquelas mais disruptivas no momento. Assim como em 2019, fica claro que as agtechs e food techs estão ganhando espaço. A lista desse ano tem apenas uma empresa do agro mesmo, a Indigo, que também apareceu no ano passado. Mas as food techs ganharam bastante espaço.

Além da lista geral, a revista elabora rankings regionais e específicos para categorias. O Brasil é representado por três empresas na lista da América Latina, e a agtech Agronow é uma delas. A startup usa soluções de inteligência geoespacial e IA para oferecer informações importantes à cadeia de produção de alimentos. As outras duas companhias brasileiras são Amaro e Magazine Luiza. A lista inclui ainda outras agtechs, como as mexicanas Ejido Verde, que usa técnicas regenerativas na produção de resina de pinho; Biofase, que cria talheres descartáveis de bioplástico feitos com caroços de abates; e Orbia, um conglomerado que detém, entre outras, a empresa israelense de irrigação Netafim.

O ranking dedicado aos alimentos conta com food techs de proteínas alternativas, como a Beyond Meat e a Impossible Foods, além de startups como a Athletic Brewing, que desenvolveu uma cerveja não alcoólica capaz de concorrer com IPAs famosas, e a Imperfect Foods, que evita o desperdício de alimentos considerados “imperfeitos” para serem comercializados em supermercados.

Confira as agtechs e food techs que estão entre as 50 empresas mais inovadoras:

Beyond Meat
Principal agtech a popularizar as carnes à base de vegetais, vistas como uma alternativa à proteína animal tradicional, a food tech lançou seu IPO no ano passado com enorme sucesso e se posicionou à frente dos concorrentes.

Indigo
Agtech mais disruptiva e valiosa do mundo, já foi tema de outras reportagens aqui no StartAgro. Entrou na lista da Fast Company por largar na frente em agricultura regenerativa, ajudando agricultores a adotar práticas sustentáveis de sequestro de carbono.

White Claw
A empresa desenvolve uma linha de bebidas gaseificadas alcoólicas, conhecidas nos Estados Unidos como “hard seltzer”. Além de oferecer grande concorrência para as cervejarias artesanais, se estabeleceu graças a uma campanha que se afasta dos estereótipos e cativou homens e mulheres e, como aponta a revista, até seus amigos não-binários.

Footprint
A companhia desenvolve soluções à base de plantas para embalagens. O objetivo é reduzir o uso de plásticos de uso único.

Sweetgreen
A food tech de saladas prontas para o consumo alcançou a marca de 102 restaurantes em nove cidades. Mas o que realmente distingue sua atuação é delivery que eles oferecem. Clientes podem pegar as refeições gratuitamente em horários e pontos de retirada específicos. A estratégica fez com que eles chegassem a 100 mil clientes sem a necessidade de competir com outros serviços de delivery.

Luckin Coffee
A rede chinesa não chega a ser uma food tech, mas se estabeleceu como a principal concorrente do Starbucks na Ásia, inaugurando centenas de lojas e conquistando os consumidores.

Confira a lista completa no site da Fast Company