Mundo AgTech /


Mundo AgTech: edição de 4 de janeiro

Um giro pelo que acontece de mais relevante e interessante nas startups do agronegócio pelo mundo

O que as mulheres das agtechs e foodtechs esperam para 2019

O site AgFunderNews perguntou a mulheres que integram o grupo Women in Agrifood Tech Slack quais são as maiores expectativas para o ano que se inicia. Maior diversidade, maior realismo em rodadas de investimento e uma preocupação maior com o impacto da produção de comida nas mudanças climáticas são algumas delas. Mas a principal é a necessidade de criar tecnologias mais intuitivas para quem trabalha no campo. Algumas novidades que surgem são muito interessantes, mas exigem uma curva de aprendizado. Criar soluções práticas e intuitivas é um objetivo a ser alcançado em 2019.

Leia a reportagem completa no AgFunderNews

Startup capta US$ 15 milhões para acabar com as garrafinhas plásticas de água

Com oito anos de existência, a californiana FloWater, criadora de estações de purificação de água para encher garrafas reutilizáveis, conseguiu captar US$ 15 milhões em sua primeira rodada de investimentos. A sueca Bluewater, fabricante de purificadores de água, lidera a rodada. A startup surgiu com o objetivo de lidar com quatro preocupações ambientais e de saúde: a obesidade nos EUA, associada ao consumo de refrigerantes; as milhões de garrafas de plástico descartadas após serem usadas uma só vez; os barris de petróleo e o CO2 emitido no transporte dessas garrafas; e as toxinas presentes nessas garrafas.

Leia a reportagem no Tech Crunch

Nestlé lançará hambúrguer sem carne

Para atender as demandas mais frequentes dos consumidores veganos, a gigante alimentícia vai lançar, nos próximos meses, um hambúrguer produzido com soja e proteína de trigo. Uma nova geração de pessoas tem evitado o consumo de carne por diversas razões e outras empresas já se mobilizaram para oferecer alternativas, como a Unilever e as novas concorrentes, como a Beyond Meat. A Nestlé agora tenta correr atrás dessa nova parcela do mercado.

Leia a reportagem no Food Business News

Microdestilaria de Kentucky reproduz receita centenária de whisky

Em meio ao processo de restaurar e colocar em funcionamento a Castle & Key, destilaria centenária do Kentucky, Marianne Eaves, primeira mulher a obter o prestigioso título de Master Distiller de bourbon do Estado desde o fim da lei seca, encontrou uma garrafa de whisky Old Taylor, datada de 1923. Para reproduzir a receita foi preciso usar a tecnologia. Usando cromatografia gasosa, que permite que moléculas em misturas complexas possam ser separadas por meio de sua solubilidade em diferentes solventes, ela conseguiu incorporar os elementos de sabor marcantes da garrafa de Old Taylor em seu whisky – que agora envelhece pacientemente até o momento de ser lançado no mercado.

Leia a reportagem no site AgEvolution