Food Tech / Glossário /


Glossário: Food Techs

As Nações Unidas estimam que a população na Terra chegará a 9 bilhões de pessoas em 2050. Se a alimentação já é um problema hoje, em pouco mais de 30 anos será um fator determinante para a continuidade da vida no planeta. Justamente por isso as startups que têm se dedicado a criar soluções para melhorar a cadeia produtiva estão chamando tanto a atenção de investidores atualmente. São as chamadas food techs.

Assim como existem as agtechs (que abordam problemas do agronegócio) e as fintechs (ligadas ao mercado financeiro), as food techs usam a tecnologia para aprimorar a produção, a distribuição e o fornecimento de alimentos. O conceito é bastante amplo e é aplicado para empresas de delivery ou de produção de comidas congeladas, por exemplo. A redução no desperdício e a adoção de práticas mais sustentáveis são outros alvos das empresas. O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do planeta e, ao mesmo tempo, está em 10º no ranking mundial de desperdício de comida. Há muito a melhorar em toda a cadeia.

Existem diversas empresas que são referência no setor e mostram como elas podem mudar a maneira como as pessoas se alimentam. A Beyond Meat, por exemplo, tem liderado a busca por alternativas à carne, oferecendo proteínas à base de plantas. Hoje, inúmeras empresas grandes também estão se lançando na tarefa. Com um ramo de atuação bem diferente, o Buzzfeed Tasty, que criou um estilo de vídeos de receitas curtos e divertidos, hoje imitado por diversos outros canais de internet, tem feito muita gente se aventurar pela cozinha.

No Brasil também é possível identificar exemplos significativos de food techs de sucesso. Um dos principais cases é o do iFood, que faz quase 400 mil entregas por dia. A Movile, dona da plataforma, é um unicórnio. Em poucos anos ele se tornou parte da vida de milhares de pessoas que pedem comida pelo aplicativo. A Liv Up, com sua gama de comidas congeladas e saudáveis, se tornou muito popular entre influenciadores digitais.

Leia mais:
– Food Tech: Conheça o BreadBot, o robô padeiro
– Coca-Cola lidera rodada de investimentos em fabricante de bebidas saudáveis
– Pepsico seleciona dez startups para aceleração
– Jasmine cria aceleradora de startups para estimular alimentação saudável