Agrocorp / Tendências /


Evento debate relação entre fintech e AgTech e o impacto disso no crédito rural

fintech-dinheiro-tec

Agrotools promove painel sobre transformação digital do seguro rural e o crédito no agronegócio; evento é restrito a convidados

O que o setor de fintech tem a ver com o AgTech? À primeira vista pode não parecer, mas há uma aproximação direta entre as duas áreas, como mostra um evento programado para esta quarta-feira (4/7). O  AgFinTech – A Nova Era do Seguro e Crédito Rural vai reunir, na Casa do Saber, em São Paulo, especialistas de instituições financeiras, além de representante do Banco Central, para falar sobre temas como a Resolução 4.427 do BACEN, que permite a utilização do sensoriamento remoto para fins de fiscalização de operações de crédito rural.

“A partir do momento em que o BACEN autoriza o uso da geotecnologia para esse fim, os bancos contarão com informações mais qualificadas, melhorando o lastro real, tornando empréstimos e seguros mais acessíveis”, afirma Sergio Rocha, fundador da Agrotools, organizadora do evento.

Estima-se que menos 15% das produções rurais no país estejam seguradas, enquanto nos Estados Unidos esse percentual está acima dos 85%. “Temos um mercado latente, que precisa estar aparelhado com o uso da tecnologia da informação para precificar as transações de maneira mais justa, com uma visão clara dos riscos.”

“O objetivo é promover uma ampla discussão sobre a adoção das tecnologias e a influência que causarão nas relações entre as instituições financeiras e o campo”, diz o diretor de inovação da AgroTools, Breno Felix.

Formulado pela Agrotools, o conceito AgFinTech compreende o processo de transformação digital aplicado às instituições financeiras que se relacionam com o produtor rural. A utilização do sensoriamento remoto e de sistemas GIS Web na fiscalização das operações de crédito rural, na mensuração e gestão dos riscos das lavouras e no monitoramento de garantias/CPRs, entre outros temas relacionados ao uso da tecnologia no segmento, também serão pautas dos debates do evento.

Programação do AgFinTech

Data: 4 de julho de 2018

Horário: das 14 às 19h

Local: Casa do Saber – Rua Dr. Mario Ferraz, 414 – Itaim, São Paulo

*Evento para convidados

Outras informações: marketing@agrotools.com.br