Agtech / Multimídia /


Dica do coach Silvio Celestino: Como montar a equipe ideal de uma startup AgTech

Dica do coach Silvio Celestivo, sócio da Alliance Coaching: o empreendedor, seja no setor AgTech ou não, tem de superar inúmeros desafios para consolidar uma startup. E montar e liderar equipes é um aspecto decisivo para o sucesso na jornada. Mas como conduzir esse processo?

Por Clayton Melo
Vídeo: Daniel A. Rubio

Montar uma equipe é algo crucial em qualquer empresa. Mas que critérios o empreendedor deve utilizar ao selecionar os talentos? O que deve guiá-lo nesse processo? “Ele tem de necessariamente mesclar um pouco a experiência das pessoas que estão vindo com a energia da juventude”, afirma Silvio Celestino, sócio da Alliance Coaching, empresa especializada em Coaching e desenvolvimento de líderes empresariais.

“É preciso saber integrar esses dois tipos de pessoas”, diz o coach,  que atende ou atendeu a companhias como Grupo Votorantim, AgênciaClickIsobar, AgeIsobar, Grupo Newcomm, Active – Technology for life, Ajinomoto e FTD, entre outras.

Além disso, o empresário deve se preparar para a liderança desse grupo. “Algo fundamental para qualquer empreendedor é lembrar que ele deve desenvolver não apenas o seu negócio, mas a si mesmo como um bom líder de pessoas”, afirma o coach.

Empreender no setor AgTech

Sobre o setor AgTech especificamente, Celestino destaca o fato de o Brasil ter um histórico de inovação na agricultura, ainda que muitas pessoas não façam a correlação entre tecnologia e o campo. “Por isso o empreendedor de agronegócio precisa olhar para esse setor com a mesma seriedade com que olharia para a indústria ou a área de serviços”, diz.

Quem empreende nesse mercado, continua Silvio Celestino, não pode perder de vista que vive num país de dimensões continentais. Isso vai exigir dele muita energia e disposição para ir a campo e conhecer profundamente as necessidades dos produtores. “Ainda sinto um pouco de falta dos empreendedores desenvolverem tecnologia específicas para o mercado brasileiro”, afirma.

“A partir do momento em que o empreendedor tem essa preocupação, de ir lá fisicamente e ver qual é a necessidade, ele tem mais chances de desenvolver um produto ou serviço  que seja de fato necessário e que resolva um problema do agronegócio”.

Sobre Silvio Celestino

Formado em administração de empresas e análise de sistemas, Silvio Celestivo foi executivo por 20 anos de empresas como Microtec Sistemas, Digital Equipment Corporation e Symox. Participou de diversos cursos de desenvolvimento em coaching no Brasil e nos Estados Unidos e possui certificação internacional em coaching Integrado e Master Coach pelo Integrated Coaching Institute.

É autor dos livros  “Conversa de Elevador – uma fórmula de sucesso para sua carreira” (Ed. Sedna, 2007) e “Diversity in Coaching – working with gender, culture, race and age”, lançado em 2009 na Europa e nos Estados Unidos com Jonathan Passmore (Inglaterra).

Confira a entrevista em vídeo com o coach Silvio Celestino.