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Proposta Única de Valor | Como construir sua PUV em 5 passos essenciais

Você sabe o que é Proposta Única de Valor (PUV)? Ensino agora como construir sua PUV em 5 passos essenciais e de maneira profissional. Confira agora!

Por Maikon Schiessl *

Se você é empreendedor ou está adentrando esse mercado, já deve ter se questionado bastante a respeito do que faz um negócio ou empreendimento ter sucesso. Afinal, em tempos de mercados cada vez mais concorridos, é fundamental saber como fazer com que seu negócio, empreendimento ou website seja único e ofereça algo que o diferencie da concorrência presente em seu nicho de mercado.

Mas como fazer com que seu produto ou serviço se diferencie no mercado? Quais mecanismos estão disponíveis para que você aumente seu potencial? Uma das ferramentas mais interessantes e que você deve conhecer é a chamada Proposta única de Valor, abreviada como PUV, sendo considerada um dos passos fundamentais para obter os melhores resultados e definir qual o valor único de sua marca ou empresa.

Se você deseja aprender mais sobre a proposta única de valor; está buscando compreender melhor como isso pode potencializar seu negócio; deseja entender o que é a PUV e como construí-la; continue a leitura que explico como construir sua proposta única de valor em 5 passos essenciais. Confira!

O que é Proposta Única de Valor?

Antes de explicar como construir sua proposta única de valor, é fundamental compreender o que é e o que não é uma PUV, visando deixar claro quais os objetivos dessa ferramenta e também a importância de desenvolvê-la da maneira correta. Além disso, é fundamental que você compreenda que a PUV é diferente de outras técnicas de marketing e de planejamento, não devendo ser confundida com elas.

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A proposta única de valor é aquilo que diferencia seu negócio, empreendimento ou marca. É o que faz com que você se destaque de seus concorrentes e ganhe espaço no mercado. É também a definição de seu ponto forte e aquilo que faz com que você ganhe um espaço especial na mente e na preferência de seus potenciais clientes.

Primeiramente vou listar algumas ferramentas de marketing que são confundidas com a proposta única de valor, mas que você não deve confundir ao determinar sua PUV. Confira:

O que não é Proposta Única de Valor

Uma proposta única de valor não é:

  • Um slogan
  • Uma frase poética ou apenas visualmente bonita
  • A missão da empresa, sua causa, sua marca ou seus objetivos
  • Explicação detalhada da empresa
  • Conceito abstrato ou ambíguo

O que é Proposta Única de Valor

Agora que já listamos o que não é uma PUV, que tal listarmos algumas das características da Proposta Única de Valor, para facilitar a compreensão e também tornar o processo de construção mais simples e fácil? Confira:

Uma Proposta Única de Valor é:

  • Maneira de auxiliar no convencimento de seus clientes
  • Explicação das características daquilo que você oferece
  • Breve argumento de como seu produto ou serviço se diferencia
  • Texto que deixe claro aquilo que você oferece e seu diferencial

Como construir sua PUV em 5 passos essenciais

Agora que você já sabe o que é e o que não é uma proposta única de valor, que tal conferir algumas dicas importantes para desenvolver sua PUV de forma profissional e eficiente? Listei 5 passos essenciais para você construir sua PUV e transformar os resultados de seu negócio ou empreendimento. Confira agora:

Passo 1 – Conheça sua concorrência

Um dos elementos mais importantes para que você desenvolva uma Proposta Única de Valor realmente eficiente está em conhecer sua concorrência e saber quais são os competidores diretos no nicho de mercado em que você atua ou que pretende atuar.

Isso significa que você deve estudar seus sites, conhecer melhor suas propostas e produtos, suas ofertas e enfoques e tentar vislumbrar quais são os pontos fortes e os pontos fracos de cada um desses elementos, tendo em vista que isso permitirá a você construir uma estratégia mais eficiente.

Além disso, é interessante buscar conhecer qual a PUV de seus concorrentes, especialmente se você irá atuar em um segmento muito concorrido, já que isso lhe permitirá compreender melhor quais são os enfoques e destaques dos concorrentes e lhe auxiliará no desenvolvimento de sua própria proposta única de valor.

Passo 2 – Conheça seu público-alvo

Outro passo essencial para construir sua Proposta Única de Valor de forma profissional e que trará resultados é conhecer profundamente seu público-alvo, ou seja, conhecer qual o público interessado naquilo que você irá oferecer, seja um produto, um serviço ou mesmo uma combinação de ambos.

Para que você possa direcionar seus esforços e também fazer com que seus serviços e produtos tenham maior atenção do mercado, é interessante definir de forma clara e objetiva quem é seu público-alvo; quais são seus hábitos e interesses; compreender seu poder aquisitivo e seu tipo de escolha; e entender quais são os anseios e desejos que você pode atender.

Ao invés de fazer com que seu produto ou serviço seja direcionado de forma ampla demais, perdendo espaço para outros concorrentes que tenham uma atenção maior no nicho de mercado, conhecer seu público-alvo fará com que sua proposta única de valor seja mais assertiva e dinâmica.

Passo 3 – Seja claro e específico

Um erro bastante comum de empreendedores, marcas e empresas que estão começando é buscar atender um público muito amplo, ou seja, direcionar seus esforços e interesses de forma muito ampla e pulverizada, o que pode fazer com que o empreendimento perca espaço perante concorrentes que tem um enfoque melhor direcionado em seu público-alvo específico.

Veja o exemplo da proposta de valor proposta de valor do SoundCloud é bem transparente: “Ouça o som do mundo. Experimente as melhores tendências de áudio e música”.

Tenha certeza de que está definindo seu empreendimento em detalhes, ou seja, que está sendo específico e detalhado sobre tudo que é importante, visando definir exatamente quais são os objetivos reais da empresa e seus diferenciais, fazendo com que seja possível definir de forma clara o que torna sua empresa ou produto mais atraente do que seus concorrentes.

Ao invés disto…

“Este blog agrega valor ao seu auto-desenvolvimento e fornece respostas com know-how aplicado para que você possa criar empreendimentos vigorosos, resilientes e inovadores.”

Use isto:

“Neste blog escrevo sobre como validar modelos de negócios e criar sua startup de agtech”

Seja claro e específico na sua proposta de valor. Veja o exemplo do facebook e twitter, duas redes sociais concorrentes que se propõe resolver problemas parecidos.

Facebook: O Facebook lhe proporciona uma maneira de manter contato com seus amigos, fazer upload de um número ilimitado de fotos, compartilhar links e vídeos, e aprender mais sobre as pessoas que você conhece.

Twitter: O Twitter é uma rede de informação em tempo real que conecta você às últimas histórias, ideias, opiniões e notícias sobre o que há de mais interessante.

Entendeu a diferença. Uma se propõe a estar conectados com amigos e outra a se manter atualizado em tempo real com as últimas histórias.

Passo 4 – Tenha excelência e excepcionalidade

Para que sua proposta única de valor se destaque no mercado, é importante que ela seja excepcional, ou seja, que ela seja original e diferenciada do que os competidores do mesmo nicho já oferecem. Se você fizer com que sua proposta de valor seja muito comum ou vaga, será difícil fazer com que você se destaque em meio ao mercado, cada vez mais concorrido, especialmente em nichos de mercado com presenças consolidadas.

Outro fator de importância para que sua PUV seja desenvolvida com profissionalismo e qualidade e também um dos elementos mais importantes para saber como construir sua PUV em 5 passos essenciais é fazer com que sua proposta única de valor possua excelência.

Isso quer dizer que você deve construir um padrão a ser seguido dentro de seu empreendimento, sendo que esse

conceito deve ser intrínseco na cultura da empresa e deixado claro para seu público, que retribuirá oferecendo confiança e preferência.

Passo 5 – Se coloque no lugar do cliente ou do público-alvo

Talvez o passo mais importante para fazer com que sua proposta única de valor seja realmente efetiva, saber se colocar no lugar de seu cliente ou de seu público-alvo pode ser um diferencial poderoso e que tornará sua empresa ou empreendimento mais eficiente, diferenciada e com destaque.

Saiba analisar quais são as verdadeiras necessidades do cliente e, além disso, entenda como seu produto pode fazer a diferença em sua vida ou como seu serviço pode tornar situações de seu dia a dia melhores. Defina também o que uma empresa deve oferecer para que realmente promova uma experiência importante para seu público-alvo, questionando o que você pode aprender com sua concorrência também nesses fatores.

Se você gostou de artigo sobre proposta única de valor e de aprender como construir sua PUV em 5 passos essenciais, não deixe de comentar abaixo. Também aproveite para conferir o conteúdo que já produzimos e fazer sugestões de pautas, temas e assuntos.

Grande abraço!

  • Maikon Schiessl é empreendedor, BizDev e diretor do comitê de agtech da ABStartups. Passou os últimos anos empreendendo e foi acelerado pelas maiores aceleradoras do América latina. Entusiasta, evangelizador e apoiador de tecnologias na agricultura. É fundador do Agribase, um blog que fala sobre agricultura e tecnologias agro.

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