Agtech / Notícias /


AgTech Garage, o novo hub de inovação no agro, abre suas portas

Visitamos o espaço em Piracicaba que terá startups residentes e programação de eventos

A cidade de Piracicaba, o agtech valley brasileiro, acaba de ganhar um novo hub de inovação. O AgTech Garage foi inaugurado nesta terça-feira (23) em um evento com participação de startups residentes, parceiros e nomes importantes do setor.

“Queremos reunir os atores do ecossistema”, afima José Tomé, cofundador do Garage. A proposta é oferecer um espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de soluções para o agronegócio. Localizado no chamado de distrito de inovação, a poucos metros da Raízen, do Pulse Hub e da Fatec, o prédio foi erguido em apenas cinco meses. Boa parte dele já está operacional, com um design moderno que remete aos espaços de coworking. Outra ainda será inaugurada no futuro, após o desenvolvimento de uma fachada feita de alumínio.

Dez startups ficarão residentes: a Olho do Dono, cujo sistema usa câmeras para pesar os bois; Forlidar, que faz monitoramento florestal a laser; IDGeo, que sua geointeligência na gestão agrícola; TerraMagna, de monitoramento de lavoura via satélite; IDMaq, referência em máquinas agrícolas; OnFarm, que oferece soluções para o controle da mastite; HummingBird, que usa imagens aéreas para fornecer instruções a tratores; SmartBreeder, focada em agricultura de precisão para reduzir custos com doenças e pragas; AgroData, que também oferece soluções em agricultura digital; e a AirScout, que usa imagens multiespectrais para gerenciamento das lavouras. Mas o hub mantém um banco de dados com mais de 350 startups cadastradas e pretende atrair as agtechs, incluindo empresas da Argentina e do Chile.

Os principais parceiros, Bayer, Ourofino, Sicredi e OCP, terão salas dentro do Garage e estarão próximas do que acontece no hub. O Sicredi vai alocar uma equipe específica para acompanhar as soluções desenvolvidas pelas agtechs. “O que gera valor para o produtor vai gerar valor para o banco”, afirma Gustavo Freitas, diretor executivo de crédito do Sicredi. O banco também vai ficar de olho nas tecnologias para oferecer linhas de crédito que contemplem as inovações. A  Bayer já mantém uma relação com startups. Seu espaço no Garage vai receber equipes de diversas áreas da empresas. “Esses setores vão olhar para as várias oportunidades que surgirão aqui”, diz Dirceu Junior, diretor do centro de expertise em agricultura tropical da Bayer. E a Ourofino espera fomentar o desenvolvimento de soluções para a pecuária, setor que tem muito a crescer em tecnologia. “Temos 210 milhões de cabeças de gado no Brasil, mas os Estados Unidos, com 90 milhões, produz mais carne que a gente”, afirma Jardel Massari, fundador da empresa. O ecossistema também conta com outros parceiros, incluindo John Deere, Lots Group, DPA e Cargill, entre outros.

A programação terá também eventos, promovidos tanto pelos parceiros quanto pelo próprio hub, além de mentorias, palestras, workshops. “É um espaço para criar conexões”, diz Gustavo Freitas.

A equipe do AgTech Garage já está trabalhando na estruturação de um programa de aceleração. Os detalhes serão divulgados, mas as inscrições para o Intensive Connection começarão em julho. “Queremos que ele se torne um dos Top 3 do mundo”, diz Tomé. Os Innovation Partners farão parte do board que vai selecionar as startups aceleradas.