Agrocorp /


Pecuária de precisão: Internet das Coisas é a nova aposta da Bosch

Entenda o que é, que problemas resolve e como funciona a plataforma para pecuária de precisão desenvolvida pela companhia no Brasil

A Bosch acaba de lançar a Bosch Pecuária de Precisão, uma plataforma que utiliza Internet das Coisas na gestão e no monitoramento do gado.

Com a tecnologia, desenvolvida no Brasil, o pecuarista poderá obter informações detalhadas – e em tempo real – sobre desempenho, condições de saúde e reduzir desperdícios de recursos e comida, entre outras coisas, segundo a companhia.

Na reportagem abaixo, produzida pelo site TI Inside, há mais detalhes sobre o funcionamento da plataforma Bosch Pecuária de Precisão.

Confira:

___________________________________________________________________

Bosch anuncia plataforma IoT para gestão e monitoramento de pecuária

Do Portal TI Inside

A Bosch está anunciando a plataforma Bosch de Pecuária de Precisão, uma solução de IoT (Internet das Coisas) desenvolvida no Brasil que visa analisar a performance do gado de forma dinâmica e individual, dentro do seu habitat natural e sem a necessidade de transportá-lo para o curral.

“Essa inovação é um marco na história da Bosch, visto que nos permite contribuir com tecnologia de ponta para que o setor agropecuário brasileiro seja mais produtivo, eficiente e sustentável”, destaca Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.

A solução realiza o controle e acompanhamento do rebanho, pois permite o rastreamento individual do animal. Atualmente, o peso é estimado de acordo com uma média entre várias cabeças ou individualmente através de pesagens pontuais no curral de manejo. Com a nova tecnologia é possível ter o controle rigoroso da performance e da saúde do gado, da operação da fazenda e ainda eliminar desperdícios de recursos naturais e comida dos animais, por exemplo.

“Com o sistema, o pecuarista passará a ter informações valiosas e em tempo real em mãos. Ele saberá quais são os animais de alta performance e os que não estão evoluindo desde o início, seja em um confinamento ou pasto. É possível ainda identificar animais com queda abrupta ou progressiva de performance indicando doença, problema operacional ou nutricional “, explica Gustavo Ferro, gerente da área de Negócios de Pecuária de Precisão da Robert Bosch América Latina. A tecnologia identifica e aponta cada animal, o compara com a média e mostra seu retorno econômico diariamente, conclui.

Outro impacto positivo da inovação é em relação ao bem-estar do animal, uma vez que não necessita de manejo para a pesagem. Assim o gado está menos exposto ao estresse e possibilidade de acidentes, muito comuns no processo de aferição tradicional.

“Queremos, com esta inovação, ultrapassar nossas tradicionais áreas de atuação nos setores da Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo, Energia e Tecnologia Predial, e contribuir com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro – setor este tão importante para economia nacional. Para a Bosch, a pecuária de precisão significa o desenvolvimento de máquinas, sistemas e plataformas que, aliadas à experiência do usuário, possibilita uma atividade mais rentável e sustentável”, conclui Botelho.(continua no site da TI Inside)

Clique aqui para conferir no TI Inside a íntegra da reportagem.