Agtech /


Corteva lança oficialmente as operações da Granular no Brasil

Responsável pelo braço de agricultura digital da empresa, a agtech americana já atua por aqui desde a metade de 2019

Em setembro, uma reportagem da revista Plant Project mostrava como a chegada da agtech americana Granular ao Brasil acirrava a disputa da agricultura digital aqui no País. Agora, a Corteva, que comprou a empresa em 2017, anunciou oficialmente o lançamento das operações brasileiras em um evento em São Paulo com a presença de Lucas Melo, diretor de marketing, e de Eamon Floods, diretor global de vendas – e o StartAgro estava lá para conferir.

Presente de maneira discreta por aqui desde a metade de 2019, a Granular oferece aos produtores, neste primeiro momento, o Insights, uma solução desenvolvida aqui no Brasil em parceria com os Estados Unidos. Trata-se de uma ferramenta de entrada para os produtores interessados em mergulhar nas vantagens da agricultura digital. 

Com uma interface simples, usa imagens captadas via satélite para mostrar quais talhões da propriedade merecem atenção, guiando o produtor. É possível baixar as informações em um smartphone ou tablet, dispensando a necessidade de internet na lavoura, e conta com um sistema de GPS que ajuda o produtor a se localizar. “É uma solução que funciona para vários tipos de propriedade”, afirma Eamon Floods.

Leia mais:
Exclusivo: Como a chegada da Granular acirra a disputa na agricultura digital
Plant Project: Plant Talks entrevista Roberto Hun, presidente da Corteva no Brasil
Corteva lança maior frota de drones para agricultura do mundo

Atualmente, a Granular possui 1,3 mil usuários no Brasil e monitora quase um milhão de hectares. A solução já é aplicada em plantações de arroz e soja no Rio Grande do Sul, de citrus em Goiás; café, em Minas Gerais; na fruticultura de Petrolina, em Pernambuco; e em lavouras de milho e soja, no Paraná.

Lá fora, no entanto, eles oferecem outras ferramentas, como a Granular Agronomy, com análises mais complexas que ajudam na tomada de decisões mais assertivas, e o Business, que permite ao produtor transformar sua lavoura em uma espécie de portfólio de investimentos, identificando quais sementes dão melhor retorno, por exemplo. Há ainda uma quarta solução, AcreValue, disponível apenas nos EUA, voltada para o mercado imobiliário. Com ela, é possível estimar o valor de uma propriedade, produtividade do solo e culturas plantadas na região, entre outras funcionalidades.

A Granular já tem operações nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, além do Brasil. Para os próximos cinco anos, ela espera chegar à Argentina, África do Sul e Europa.