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Como uma food tech criou uma alternativa aos ovos feita com feijões

O produto Just Egg já superou a marca de 3 milhões de unidades vendidas

Além de oferecer molhos para salada e uma maionese feita sem ovos, a food tech americana Just criou um produto que tem tomado as prateleiras de supermercados: o Just Egg, uma alternativa aos ovos feita com feijões moyashi. Em poucos meses, superou a marca de 3 milhões de unidades vendidas – sendo que um milhão foi vendido nos últimos 30 dias.

Primeiro, o Just Egg apareceu em menus de restaurantes. Em setembro de 2018, chegou a algumas lojas. Logo depois, fechou uma parceria com a Aramark, uma das principais fornecedoras de serviços de alimentação em áreas como saúde, educação e negócios. Firmou outros contratos e já pode ser encontrado em Hong Kong e Cingapura, e em breve chegará à Europa.

Por enquanto, a produção ainda é cara. Enquanto um ovo produzido por galinhas custa cerca de 8 centavos de dólar, o equivalente Just Egg custa o dobro. Em entrevista ao site Food Dive, o CEO Josh Tetrick afirmou que pretende reduzir o custo para 4 centavos. Pretende aprimorar ainda mais o sabor do produto e torná-lo mais nutritivo.

Atualmente, a Just trabalha para criar carne em laboratório. Usando agricultura celular, a companhia usa células de vacas Waygiu criadas por uma família de produtores no Japão. Uma vez pronta, essa carne será oferecida no mundo inteiro Awano Food Group, uma distribuidora de carnes e frutos do mar. Mas o produto ainda precisa passar por muitos testes antes de chegar ao mercado.

O foco atual da Just será justamente nessas proteínas alternativas, capazes de causar um impacto global maior e atender a uma demanda crescente dos consumidores. “Quando conseguirmos encontrar maneiras de fazer esses produtos melhores, mais saudáveis e mais acessíveis, veremos um crescimento muito grande no interesse de compra”, diz Tetrick ao Food Dive.