Agrocorp / Agtech / Tendências /


O que é blockchain e como essa tecnologia pode transformar a agricultura

Blockchain na agricultura

A tecnologia de blockchain pode ajudar o agronegócio a se proteger de problemas, ao mesmo tempo, subir de patamar em competitividade e eficiência. Entenda como ela funciona   

Por Clayton Melo | parceria com Plant Project

No dia 17 de março de 2017, o Brasil acordou com a notícia de uma grande operação, comandada pela Polícia Federal, chamada Carne Fraca. O modo espalhafatoso e desordenado como a iniciativa foi divulgada passou a impressão para a população – e também para parte da mídia internacional – de que o País estava tomado de carne podre. Não era nada disso, como se sabe. A verdade é que havia problemas em menos de 0,5% dos frigoríficos nacionais. O problema é que o estrago estava feito, e deu um bom trabalho para o setor gerir a crise de confiança e passar a história a limpo.

Rastreamento e confiança

Entre as tantas lições tiradas desse episódio está a de que, se mecanismos de rastreabilidade de alimentos estivessem amplamente disseminados na indústria da carne, teria sido mais fácil para o setor mostrar rapidamente que aquele pânico todo não fazia o menor sentido. A boa notícia é que a tecnologia está aí para ajudar o agronegócio a se proteger de problemas como esse e, ao mesmo tempo, subir de patamar em competitividade e eficiência. Nesse quesito, uma novidade em especial se destaca: o blockchain.

Uma das novas tecnologias mais promissoras da atualidade, ela é uma solução complexa, difícil de entender, mas que proporciona inúmeros benefícios e, por isso, merece atenção. O blockchain – cadeia bloqueada, numa tradução livre – é uma espécie de “livro de registro” digital, que funciona como um banco de dados descentralizado por meio do qual é possível dividir informações com diferentes agentes envolvidos numa cadeia de produção. Ele confere maior segurança às transações financeiras e permite o rastreamento de toda a produção de um alimento, do plantio à colheita, passando pela distribuição e comercialização.

Blockchain contra fraudes

Além de fechar a porta para criminosos digitais e fraudadores, o blockchain assegura a veracidade dos dados que circulam numa transação pela internet, possibilitando assim realizar contratos, transferência de valores e todo o tipo de acordo comercial. “É uma tecnologia barata que permite armazenar informações publicamente, de forma única, imutável e flexível. Em outras palavras, é uma máquina de gerar confiança, elemento cada vez mais em falta não só no Brasil, mas no mundo”, escreveu o advogado e especialista e tecnologia Ronaldo Lemos, em artigo na Folha de S.Paulo. Muito bom, não?

Mas como isso funciona na prática? Cliqui para ler a reportagem completa no site da Plant Project