Agtech /


Artigo: o valor de investir em inovação no campo

Como parte da programação da 20ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, o painel StartAgro discutiu a inovação no campo e a importância de fomentar a busca por soluções tecnológicas para resolver os problemas dos produtores. O debate foi mediado por Mateus Mondin, professor do departamento de genética da ESALQ, e contou com a participação de Fabio Mota, vice-presidente de tecnologia da Raízen, Marcello Ramos, CEO da Hummingbird no Brasil, e Walter Maccheroni Junior, responsável por gestão de inovação no Grupo São Martinho.

A discussão deixou clara a importância dos investimentos feitos com foco na busca por uma agricultura mais produtiva, resiliente e sustentável. E esses investimentos começam com o estabelecimento de ecossistemas robustos, como aquele encontrado em Piracicaba, interior de São Paulo. Inspirado no Vale do Silício, o chamado AgTech Valley concentra hoje a academia, hubs de inovação e diversas startups. Iniciativa pioneira na região, o Pulse, hub da Raízen, deu o pontapé inicial para todo o movimento que veio depois.

Leia mais:
Conferência internacional Datagro sobre açúcar e etanol começa hoje
Conferência internacional Datagro sobre açúcar e etanol terá lounge de agtechs

Um bom ecossistema conta com diversos players importantes. A academia é um deles, oferecendo o conhecimento técnico e o incentivo à inovação e ao empreendedorismo desde cedo. Fundos de investimento, com um olhar específico para cada área, são outros. Os hubs oferecem uma importante ponte entre empreendedores e empresas demandantes de novas tecnologias. E as startups, com seu formato de trabalho dinâmico, são capazes de resolver problemas em um tempo muito menor que grandes companhias tradicionais.

Leia o artigo na íntegra no site da Datagro