Agtech brasileira CBA Sementes é finalista em desafio internacional de startups
Todos os anos, a instituição Thought For Food (TFF) realiza um desafio de startups. Empreendedores do mundo inteiro se inscrevem e apresentam soluções que causam um impacto positivo na cadeia de produção de alimentos. Na edição de 2019/2020 do TFF Challenge, 5.200 empresas de 175 países se inscreveram – e a agtech brasileira CBA Sementes é uma das 10 finalistas.
A CBA desenvolveu um sistema aeropônico automatizado para produção de sementes de batata de alta qualidade e livres de doenças. As sementes são produzidas em uma estufa no município de Divinolândia, em São Paulo, em um ambiente controlado que oferece a cada cultura a quantidade exata de água e nutrientes necessários para a melhor qualidade final.
Conheça as outras startups finalistas:
Aglonera (Indonésia)
Marketplace online que conecta food trucks a produtores e pecuaristas
AIT Group Poultry Farmers Management Systems/ PFMS (Camarões)
Aplicativo mobile para conectar produtores de frango a veterinários
Banoo (Indonésia)
Solução de piscicultura para aumentar a produtividade
BumbleChain (Nova Zelândia/Canadá)
Sistema de verificação que usa blockchain para prevenir fraudes
microTerra (México)
Sistema modular de tratamento de água de baixo custo
Neurafarm (Indonésia)
Ferramenta que usa inteligência artificial para identificar pragas
SyntheSea (Malásia)
Produz nutrientes com ômega 3 a partir de óleo vegetal
WTH Foods (Filipinas)
Produtos à base de vegetais produzidos com colheitas abundantes para evitar desperdício
Xilinat (México)
Produz xylitol a partir de restos de colheitas descartados
Outras cinco empresas foram selecionadas para a edição inaugural do Boost Program, cujo objetivo é ajudar startups em estágio inicial com formação de equipes e conexões com líderes do mercado. Os escolhidos foram a americana AgriCycle Global, que produz snacks de frutas secas totalmente rastreáveis; a malaia AgriMatch, um app que oferece transferência sobre os intermediários na cadeia do arroz; a bangladeshiana GeoPotato, um sistema de SMS que usa imagens de satélite para dar alertas aos produtores; a inglesa GrowCab, cujo sistema de cabines de baixo custo aceleram a colheita; e a lituana Smart Agrometer, que criou um aparelho que mede quais nutrientes estão em falta em momentos específicos do cultivo.
Agora, todas as selecionadas passarão por um programa de aceleração em que receberão mentoria e feedback dos consumidores para aprimorar sua solução. Os vencedores serão anunciados em um evento que acontecerá no final do ano em Kuala Lumpur, na Malásia, e receberão US$ 25 mil em investimento, além de outros prêmios de parceiros. A data oficial ainda será anunciada, já que o encontro foi remarcado por conta do surto do novo coronavírus na Ásia.
Leia mais:
– Agtech brasileira DataFarm é escolhida para programa de startups da John Deere
– Conheça as agtechs selecionadas para o primeiro programa de aceleração do AgriHub Space
– Agtech brasileira Leaf lança API para integrar dados de múltiplas fontes