Entrevistas / Impacto Social / Multimídia / Tendências /


Entrevista Rafael Vettori, do Festival Path: “O Brasil tem potencial para liderar a revolução tecnológica agrária”

Rafael Vettori, do Festival Path, descobriu o mundo agro e fala nesta entrevista exclusiva ao StartAgro sobre economia criativa, tecnologia e negócios no campo

 

Por Clayton Melo
Vídeo: Daniel A. Rubio
Fotos: Emiliano Capazoli

Rafael Vettori é um jovem advogado formado pela PUC-SP que há alguns trocou o Direito pela comunicação. Nessa jornada, fez curso de artes dramáticas, direção de cinema da New York Film Academy e planejamento de comunicação na Miami Ad School.

Em 2013, fundou – junto com Fabio Seixas, um amazonense que trabalhou em agências de publicidade (DM9DDB) e produtoras ( Conspiração Filmes), o Festival Path, que me pouco tempo se tornou o maior evento de inovação e criatividade do Brasil.

Mundo novo

Paulistano, Rafael é um típico “cara da cidade’. Antenado com tendências de comportamento e tecnologia, está sempre atrás de gente que inova. Pois há cerca de um ano e meio o rapaz urbano e conectado, de 32 anos, descobriu um mundo novo: o agronegócio.

Rafael Vettori, do Festival Path, em entrevista a Clayton Melo e Daniel A. Rubio (de preto)

Rafael Vettori, do Festival Path, em entrevista a Clayton Melo e Daniel A. Rubio (de preto)

Ao herdar uma fazenda na região de Itupeva, em São Paulo, ele se encantou com o campo. Hoje, estuda que tipos de negócios desenvolver no local. Energia solar? Pedras? Café? Transformar naquilo numa fazenda para turismo sustentável?

O auxílio para desbravar o universo agro vem de Antônio de Pádua, o vizinho que se tornou consultor e administrador da fazenda de Rafael.

Agro e tecnologia

O horizonte aberto pela tecnologia no agronegócio atrai o novo fazendeiro. “A fazenda me revelou outro universo de possibilidades infinitas. A vida rural hoje é muito diferente do que foi”, afirma nesta entrevista exclusiva ao StartAgro. “Um dos motivos pelos quais assumi essa fazenda é que acredito no potencial do Brasil para liderar uma revolução tecnológica agrária”.

A entrevista em vídeo está dividida em três partes. Em cada uma delas você conhecerá um pouco mais sobre a visão de um empreendedor da economia criativa que descobriu o mundo agro.

E também pode se inspirar com a história dele.  Com entrevista realizada por este repórter, o vídeo foi feito pelo documentarista Daniel A. Rubio. As fotos são de Emiliano Capazoli.

Confira:

Parte 1 – O Brasil e a revolução tecnológica no campo

Parte 2 – Startups de agro e sustentabilidade

Parte 3 – Negócios criativos no campo