Agtech /


Perfis StartAgro: Como a Zimboli quer conectar produtor e fornecedores agrícolas

moderna-mba-agronegocio

 

Por João Rodriguez

Uma plataforma que conecta o produtor a um universo de oportunidades. Esta é a Zimboli, a startup da vez na série de perfis da Startagro sobre novas empresas de tecnologia para o agronegócio.

Confira:

Nome: Zimboli

O que faz:

Zimboli é um market network (uma mistura de marketplace e rede social) que proporciona a conexão e comercialização direta entre os participantes do agronegócio ao redor do mundo.

Que problema resolve:

A Zimboli valoriza as histórias e tradições dos produtores e demais participantes do agronegócio – histórias muitas vezes passadas de geração em geração. Isso merece ser contado e compartilhado.

Sabemos como produtores rurais, fornecedores de serviços/ insumos e compradores desejam expandir seu alcance comercial — dentro e fora do país — e encontram muitas barreiras como:

Expertise – Cada etapa da cadeia está focada na sua área especifica de atuação, limitando o tempo e potencial de expansão.
Domínio – Falta de domínio sobre seus próprios negócios, devido a necessidade de intermediadores.
Custo – Alto custo financeiro em função da dependência de terceiros. 
Pagamentos – Falta de garantia no recebimento.
Regulação – Complexidade das obrigações legais, alfandegárias e fiscais.
Idioma – Negociações em idioma estrangeiro.
Conexão – Falta de um meio de comunicação e uma vitrine segmentada no agronegócio mundial.

A Zimboli soluciona todos esses problemas em uma só plataforma.

Qual o diferencial:

Escalabilidade do modelo de negócio (Marketplace)
Aproximação e conexão (Rede Social)
Disponível para Web, iOS e Android
Facilidade de Uso
Negociação direta
Busca inteligente
Tradução (Automática e manual)
Custos altamente competitivos
Pagamento via plataforma
Integração com portais externos (Regulatórios, Alfandegários, Fiscais)
Plataforma segmentada no agronegócio
Tecnologia segura e inovadora

“Nossa missão é inspirar e auxiliar pessoas a compartilharem o que elas tem de melhor: suas histórias e tradições”, dizem os sócios da startup.

Modelo de negócio:

Comissão sobre transação, cobrada do vendedor
Publicidade
Patrocínio
Assinaturas (usuários premium): Personalização, link dedicado
Business Intelligence + recursos (Analytics, etc
Licenciamento de tecnologia para outros setores. (“White Label”)

Quando foi fundada: Quem são os fundadores e/ou sócios (breve perfil)

Em meados de 2016, observando a falta de auxílio para que empresas bem-sucedidas do meio físico migrem para o meio digital,  o empresário Iago Junqueira começou a desenvolver a ideia de criar uma rede social de negócios. A intenção era fazer uma plataforma em que facilmente um perfil digital pudesse ser criado e as postagens sociais servissem para que pessoas e empresas se conhecessem melhor, a fim de comercializar seus produtos e serviços com mais segurança, domínio, trocar conhecimento e terem experiências excepcionais. Sendo assim, diminuiria suas barreiras e poderiam expandir seus negócios e network.

Aliou-se ao designer André Renault, que compartilhava da mesma proposta, desenvolveram a ideia e com muito estudo e dedicação iniciaram o projeto em um nicho especifico. Pesquisaram sobre mercados de grande importância para o desenvolvimento, que precisavam de auxilio nessa transição – a escolha recaiu sobre o agronegócio.

Foram a campo validar a ideia, tiveram a primeira etapa testada e trouxeram o desenvolvedor Marco Buono para o time. O primeiro investimento veio por meio de um parceiro, Ricardo Lara.

Time

Iago Junqueira – CEO – Natural de Três Pontas – MG.  Ainda bem jovem, começou na área musical, como cantor, compositor e empresário, negociando seus próprios shows em bares e eventos no Sul de Minas Gerais.  Em 2013 mudou-se para Belo Horizonte – MG, incrementando profissionalmente a sua carreira como cantor. Teve sua própria banda e gravou músicas e CDs. Em 2016, concomitantemente com sua carreira, fundou uma empresa de Divulgação de Produtos, através de Totens em estabelecimentos comerciais, destinados a fornecedores e consumidores no Sul de Minas.

André Renault – COO – Natural de Belo Horizonte – MG. Formado em Design Gráfico pela FUMEC, atuou como Designer e fotógrafo desde 2008. Sócio da Dunamis Consultoria, empresa de consultoria empresarial, gestão e contabilidade..

Marco Buono – CTO – Natural de Belo Horizonte – MG. Formado em Engenharia de Computação pelo CEFET-MG, e trabalhou para empresas do Vale do Silício como LearnBoost, Cloudup e Automattic (Dona do WordPress.com) de 2013 até 2017.