Campus /


Precision Agriculture lista Esalq entre as 25 melhores universidades do mundo

A Esalq exerce papel fundamental no ecossistema de inovação de Piracicaba

Por Pedro Romanos

A Precision Agriculture, publicação americana especializada em inovação na agricultura, fez um levantamento das 25 melhores universidades do mundo na área de de agricultura de precisão e digital. A Esalq é uma das listadas, reforçando a condição de referência internacional da instituição de Piracicaba. Não se trata de um ranking, com classificação, mas sim de uma relação preparada a partir de critérios como pesquisas, envolvimento com os docentes, inovações tecnológicas e trabalho em grupo.

A lista da Precision Agriculture destaca o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Agricultura de Precisão e Engenharia de Biossistemas,  coordenado pelos professores José Paulo Molin e Leandro Gimenez.

“Nosso objetivo é obter reconhecimento nacional e internacional como uma das maiores faculdades no quesito inovação para a agricultura digital e de precisão”, disse José Paulo Molin ao PrecisionAg.

LEIA TAMBÉM:
Esalq, de república a nação – reportagem na Plant Project

Inovação

As aulas de agricultura digital da Esalq não se voltam apenas para os alunos. Promover experiências com os formados na realização de projetos tornou-se um padrão da Esalq. Dos 45 alunos avaliados, mais de 10 já eram formados. A permanência desses ex-alunos se justifica pela forma com a qual os professores incentivam as equipes e estimulam a continuidade de projetos.

“Escolher a melhor faculdade nesse setor é algo cada vez mais relativo”, diz Leandro Gimenez em entrevista ao StartAgro. “A pesquisa da PrecisionAg apontou dois fatores que mais atraem os jovens em suas escolhas de graduação: inovação e se sentir agregado. A tradição esalqueana têm cumprido com êxito esses quesitos e justificando com sobras sua fama internacional.”

Não é a primeira vez que Esalq figura como referencia em estudos internacionais. Em 2016, ela foi eleita a quinta melhor do mundo em ciências agrárias pelo ranking da editora U.S News and World Report, que avalia as melhores faculdades em 22 áreas do conhecimento.