Agrocorp /


Porque a AB InBev, maior cervejaria do mundo, está investindo em agtech

No início deste ano, a Anheuser Busch InBev, a maior cervejaria do mundo, anunciou uma parceria com a agtech Sentera, criadora de uma plataforma de análise de imagens. Em um artigo publicado nesta quarta-feira (17) no AgFunder News, Katie Hoard, diretora global de Inovação Agrícola e Sustentabilidade na AB Inbev, falou um pouco mais sobre esse investimento. “Somos a maior cervejaria do mundo e a maior consumidora de malte de cevada. Então, quando pensamos de onde vem os investimentos em melhoramento genético ou da tecnologia associada ao cultivo, se nós não investirmos, quem investirá?”

A parceria com a Sentera representa um avanço em um programa que a cervejaria já mantém há anos. A empresa acompanha os produtores de 13 países, oferecendo insights para que eles produzam mais e melhor, e, em alguns casos, premiando aqueles com o melhor desempenho. É nesse ambiente que a Sentera pode acelerar o processo de análise de informações a partir de imagens aéreas. Por meio de uma plataforma que combina dados climáticos e imagens captadas via satélite, avião e drones, a equipe de agrônomos da Inbev poderá detectar problemas rapidamente e avisar os agricultores a tempo.

Leia mais:
AB Inbev fecha parceria com startup para produzir cerveja de maneira sustentável
O agro entre as empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company

A AB Inbev já anunciou outras parcerias anteriores com agtechs. É o caso da Benson Hill, especializada em edição genética e descobertas genéticas, que vai usar sua tecnologia CropOS para desenvolver variedades de cevada resistentes a variações climáticas extremas. Também se aliou a Indigo em uma iniciativa para produzir arroz de maneira mais sustentável.

Essas parcerias integram o programa SmartBarley, parte do Plano de Sustentabilidade 2025 da InBev. A cervejaria estabeleceu uma série de metas para os próximos cinco anos, e um deles é empoderar financeiramente seus agricultores, para que eles sejam capazes de produzir de maneira mais eficiente, usando menos defensivos e usando suas terras de forma mais sustentável. De acordo com o AgFunder News, os produtores de cevada serão apenas os primeiros contemplados nessa iniciativa, já que a Inbev trabalha com mais de 30 mil agricultores de cinco continentes responsáveis por produzir arroz, milho, lúpulos, sorgo e até mandioca, todos ingredientes usados em suas receitas de cerveja.