Agtech / Banner-Home /


Perfis StartAgro: conheça a startup IZagro

Por Pedro Romanos

Uma plataforma web e móvel que fornece um catálogo de insumos agrícolas com informações técnicas e imagens de pragas e doenças. Está a IZagro, a startup da vez na série de perfis da StartAgro sobre novas empresas de tecnologia para o agronegócio.

Confira:

 Nome: IZagro

O que faz

 A IZagro é uma plataforma web e móvel que fornece um catálogo de insumos agrícolas com informações técnicas e imagens de pragas e doenças. Ao identificar o problema (praga e doença), a startup conecta produtores com revendedores de insumos agrícolas.

Que problema resolve

O software facilita o acesso a informações de produtores e os conecta com o mercado de distribuição para facilitar a cotação de insumos agrícolas e busca por melhor preço.

Em relação ao distribuidor, o IZagro diminui o custo de venda e capta o momento ideal de demanda dos produtores.

Qual o diferencial

Facilitar a vida do produtor é uma das características da startup. O approach técnico em consultoria agronômica dos funcionários da IZagro ajuda o produtor a fazer a melhor escolha na compra de insumos.

Modelo de negócio

Venda de assinatura para distribuidores captarem orçamentos de produtores rurais e auxílio a distribuidores para entrar no mercado de e-commerce.

Comercialização de assinatura anual para indústrias colocarem catálogo de sementes e produtos.

Quando a startup foi fundada

Em maio de 2016, após os empreendedores perceberem um déficit de assistência técnica e carência de informações por parte dos produtores rurais no Brasil.

Quem são os fundadores ou sócios

Murilo Martins Ferreira Bettarello, graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) –. Possui MBA em Administração das Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade / Universidade de São Paulo (FEA/USP), de  Ribeirão Preto (2012). É sócio fundador da IZagro onde ocupa o cargo de CEO. É também produtor rural; consultor e sócio da ViaVerde Consultoria Agropecuária em Sistemas Tropicais.

Henrique Damato, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ. Fez intercâmbio por um ano na University of Minnesota, nos EUA,  e estagiário da Cargill em 2010. Atualmente é Gerente de Inteligência de Mercado pela Olam Brasil. Henrique também é sócio-fundador da IZagro, onde ocupa o cargo de Diretor de Marketing.

Marcos Vinicius Latanze Righeto, graduado em Engenharia Agronômica e com Mestrado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela ESALQ. Tem vivência internacional no centro de pesquisa da Montana State University e em fazendas de grãos em North Dakota e Montana. Atuou na área comercial da Monsanto do Brasil em 2012 e é um dos fundadores da IZagro, startup da qual também é Diretor Comercial.

José Guilherme foi intercambiário pela Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales / Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, em 2007, e graduado em Engenharia Agronômica. Tem Mestrado em Engenharia de Sistemas Agrícolas e Especialista em Manejo dos Solos pela ESALQ. É sócio-fundador da IZagro e ocupa o cargo de Gerente Financeiro da startup.

Alexandre Benedetti Ribeiro é graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF) e especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Ribeirão Preto. Em 2008 foi responsável pelo projeto de Incubadora de Empresas de Franca pela Associação do Comércio e Indústria de Franca e, em 2010, foi Assessor da Qualidade na Santa Casa de Misericórdia de Franca. É Gerente de Projetos da IZagro.

Rafael Valerini Peliciari é formado em Ciência da Computação pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e especialista em Gerenciamento de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA). Foi Analista de Sistemas/Projetista Java na IBM Rafael, além de fundador da BrandSoftware/FuturClick, onde é diretor e desenvolvedor sênior. É o Líder de Tecnologia pela IZagro.

Como surgiu: Quando foi seu momento eureka?

O fundador Murilo Bettarello trabalhou mais de 10 anos com assistência técnica para produtores rurais em sua empresa de consultoria ViaVerde, no Brasil e em outros países da América latina. Em seus trabalhos com pequenos produtores, Murilo viu diversas vezes um problema:  quando a parceria com seus financiadores (ONGs e governos) acabava, os pequenos produtores ficavam sem assistência técnica. A ideia IZAGRO veio para auxiliar os agricultores e utilizar a escala e eficiência da internet por meio de plataforma mobile e web.

Estágio atual

Crescimento e busca de mercado.

Já recebeu investimento?

Sim, Seed Money de um mentor há um ano.

Está em busca de investimento?

Sim.

Setor em que atua

Mercado de comércio eletrônico e catálogo agrícola.

Principais desafios:

Os objetivos principais da startup são: crescer de forma rápida e consistente para ganhar mercado e ser referência uma referência para o agricultor.

Faturamento

2017: 90 mil

2018: 170 mil (projeção)

Visão de futuro

Ser a ferramenta de conexão entre o produtor e as empresas geradoras de tecnologia.

O que sua startup gostaria de ser quando crescer?

Uma plataforma que conecte produtores com empresas de tecnologia e uma consultoria para ajudar os produtores a produzirem mais.

Qual foi o melhor momento da sua startup até hoje?

A construção de um time com pessoas motivadas para fazer a diferença na agricultura.

Qual foi o pior momento da sua startup até hoje?

Rearranjos societários.

O que você fez quando fechou seu primeiro negócio?

Comemoramos e continuamos firmes para fechar mais.

Quem deu o primeiro sim para a sua startup?

Blueseeds e Founder Institute.

E o primeiro não?

Sócios da consultoria ViaVerde no primeiro pitch na formação do time inicial.