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Oportunidades de mercado para Brasileiros na Colômbia

Confira a cobertura do evento “Webinar Tecnologias Disruptivas na Colômbia – Agrotech”, promovido pela Apex-Brasil e a Embaixada do Brasil na Colômbia

Em webinar realizado no último dia 25, a embaixada do Brasil em Bogotá com apoio da APEX-Brasil, apresentou o estudo “Oportunidade de Mercado para Empresas Brasileiras na Colômbia”. O objetivo do evento foi mostrar para os empresários brasileiros, os bons motivos para se aventurar no mercado colombiano. Atualmente, mais de 100 empresas brasileiras de diferentes setores estão instaladas na Colômbia.

Neste momento de inseguranças e incertezas causadas pela pandemia do Covid-19, fica explícita a essencialidade do agronegócio para nossas vidas e a economia. É eminente a crescente demanda por alimentos e artigos de origem agropecuária. Mas não é apenas isso, soma-se ainda uma preocupação com rastreabilidade e sustentabilidade, destes produtos. Exatamente neste ponto é que surge grandes possibilidades de negócios e uma porta aberta para a expansão internacional das startups AgTechs brasileiras. Para isso, o governo da Colômbia promete dar apoio através de diversas entidades que promovem o comércio transfronteiriço.

A Colômbia

Localizada no noroeste da América do Sul, a Colômbia é um país de localização privilegiada, banhado por dois oceanos: o atlântico e o pacífico, um tremendo facilitador de operações comerciais entre o ocidente e o oriente. Seu clima apresenta duas estações de água e uma grande variedade de temperaturas, efeito da cordilheira dos Andes, que atravessa o país. A cadeia andina ainda proporciona temperaturas frias ao país devido a sua altitude, ainda que localizado na zona equatorial. A grande variabilidade de clima e relevo oferece uma oportunidade ímpar para a diversificação da produção agrícola. A Colômbia é hoje a quarta maior economia da América Latina e do Caribe, dentre os mais de 30 países que compõem a região, com PIB de US$ 331 bilhões em 2018. As perspectivas de crescimento apontam que a Colômbia deve alcançar à 2ª posição no ranking de maiores economias da América do Sul em breve.

O agro na Colômbia

O setor agropecuário Colombiano tem diversos desafios para transpor – entre eles a logística de escoamento da produção, a baixa produtividade do setor e a regulamentação fundiária – ainda assim tem crescido muito nos últimos anos, com resultados ainda mais impressionantes durante a pandemia. As oportunidades de desenvolvimento que o setor Agro Colombiano oferece são muito atrativas. A Colômbia possui uma fronteira agrícola de mais de 40 milhões de hectares, além de uma produção já instalada de diversos artigos agropecuários.

Os principais – café, flores e óleo de palma – já possuem uma produção mais tecnificada, com crescimento da produção e grande participação na pauta exportadora do país. Além disso, a bovinocultura e a suinocultura têm merecido destaque, com um panorama de crescimento muito positivo, e excelente capacidade instalada, porém com passível crescimento sustentável e duradouro. O país ainda busca apoio tecnológico para continuar avançando no desenvolvimento agrícola. Por exemplo, há setores com grande potencial, mas que ainda precisão de muito amadurecimento tais como de lácteos (agroindústria e produção) e o de grãos – este último com especial relevância estratégica quando se leva em conta a fronteira agrícola do país. A sustentabilidade e a busca por boas práticas de produção já saíram do discurso e têm sido fatores primordiais no planejamento das atividades econômicas do país e do consumo da população.

Cenário startup no país

Neste cenário, as startups que forneçam soluções criativas e inovadoras são altamente demandadas pelos produtores Colombianos. As oportunidades de negócios aparecem, principalmente, no setor de agricultura de precisão, animal data e na gestão de desperdício de alimentos.

Abaixo seguem alguns exemplos de startups que estão sendo procuradas em alguns setores:

Avicultura: para implementação de uma produção avícola de precisão, as granjas colombianas necessitam de plataformas tecnológicas de aplicativos móveis, inteligência artificial e sensores. Grandes oportunidades com: sensores que possibilitem o monitoramento de dados e ajustes das condições ambientais e animais além de inteligência artificial para o processamento de informações que viabilizem a tomada de decisões assertivas.

Bovinocultura: A cadeia produtiva desse setor requer implantação de tecnologias avançadas que permitam aprimorar a produtividade e a abertura de mercado externo. Oportunidade de negócios com: plataforma para coleta e gestão das pastagens, nutrição do gado e sistema de engorda; uso de dispositivos que permitam aumentar a taxa de natalidade nas fazendas; sistemas de identificação individual de animais para acompanhamento desde o seu nascimento, evolução de suas medidas, vacinação, saúde, alimentação e momento de abate e inteligência artificial para processar informações obtidas por sensores e dispositivos para otimizar tomada de decisões em todas as etapas do processo produtivo.

Suinocultura: este setor dobrou sua produção nos últimos anos devido a aplicação de tecnologia de ponta. Entretanto, para conseguir uma inserção permanente no mercado mundial de suínos, é necessária a adoção de tecnologias mais específicas atendendo as novas demandas do mercado. Demanda de soluções em: tecnologias que minimizem a utilização de antibióticos de forma contínua; tecnologias que possibilitem o controle de doenças endêmicas; modelagem animal estocástica; tecnologias que permitam implementar melhoras de biossegurança e sustentabilidade ambiental e alimentação de precisão que permita o emprego de técnicas de avaliação.

Ficou interessado em saber mais sobre as oportunidades que a Colômbia tem a oferecer para startups e empreendedores brasileiros? Disponibilizamos aqui uma cartilha e uma apresentação sobre as oportunidades oferecidas pela Colômbia, além do site oficial sobre investimentos na econômica Colombiana.