Agtech / Banner-Home / Notícias /


O agro entre as startups selecionadas para o programa de aceleração Braskem Labs

Impacto ambiental foi um dos principais critérios para a inclusão

A Braskem divulgou as startups selecionadas para seu programa de aceleração, Braskem Labs, e o agro é um dos setores contemplados. Das 22 empresas selecionadas, cinco oferecem soluções que envolvem diretamente o trabalho no campo. Todas as escolhidas possuem alguma tecnologia que reduz o impacto ambiental – este foi um dos principais critérios usados na seleção.

O programa é dividido em duas vertentes, Scale, dedicado a startups mais maduras, e o Ignition, voltado para soluções ainda em estágio inicial. Agora, os empreendedores terão acesso a mentorias e encontros realizados em São Paulo.

Conheça as startups que integram o Programa Braskem Labs Scale:

Fazu
A startup compra hortaliças de produtores parceiros e as replanta em estruturas hidropônicas próximas a polos de consumo espalhados pela cidade. Oferece também pequenos totens hidropônicos que funcionam como máquinas automáticas de venda de vegetais.

Gota Ambiental
Desenvolveu uma solução de tratamento de esgoto para áreas rurais e isoladas.

Nucleário
O dispositivo criado pela startup é instalado ao redor das mudas nos projetos de restauração florestal que aumenta a eficiência e barateia a manutenção pós-plantio. O Nucleário acumula, de maneira autônoma, água da chuva, uma barreira física contra formigas, reduzindo o uso de agrotóxicos.

As outras startups e soluções selecionadas foram Água Boa (equipamento de baixo custo para tratar água contaminada); Eco Panplas (descontamina e recicla embalagens de óleo lubrificante); Fleximedical (cria carretas, vans e ônibus que funcionam como consultórios itinerantes); Infra Solar (pontos de recarga elétrica abastecidos por energia solar); Instituto Muda (solução de baixo custo para coleta seletiva); IQX – Inove Qualyx Tecnologias (aditivo que torna a reciclagem de embalagens flexíveis mais rentável); Litro de Luz (tecnologia que usa garrafas PET para levar luz a moradores de comunidades); Meu Copo Eco (solução de copos reutilizáveis e retornáveis); e SO+MA (programa de benefícios que dá “créditos” para quem entregar materiais recicláveis).

Conheça as startups que integram o Programa Braskem Labs Ignition:

Dorothy
Trata-se de um dispositivo que fica distribuído pela plantação coletando informações e identificando esporos de fungos antes que eles contaminem as plantas. O produtor recebe em um aplicativo de celular os avisos em tempo real para saber quando e onde aplicar os fungicidas.

Fluxus
A startup criou módulos subterrâneos para a drenagem da água de chuva, oferecendo recarga do lençol freático, e possibilitando a retenção de água de chuva para aproveitamento.

As outras startups e soluções selecionadas para o Ignition são: Hubittat (módulos de pavimentação de ciclovia feitos com plástico reciclado); Innovak (fabricação de colchões usando resina de polietileno, mais sustentável); Insolar (oferece energia renovável em locais de difícil acesso); Lumintech (marcadores ópticos à base de nanopartículas); SDW – Safe Drinking Water For All (dispositivo de baixo custo que usa energia solar para tornar água potável); SmartCase (embalagem biodegradável, ativa e inteligente); Soloplásticos (blocos estruturais feitos com os resíduos do plástico); e Yoo Inovação (criadora de cadeiras de rodas com soluções para dar mais autonomia a cadeirantes).