Campus / Impacto Social / Multimídia /


Novas tecnologias agrícolas | 4 projetos criativos desenvolvidos por universitários

novas tecnologias agrícolas: minitrator

O caminho para estimular a inovação no Brasil passa necessariamente pela aproximação entre a academia do mercado. Assim, fica não apenas mais fácil de descobrir potenciais projetos inovadores de novas tecnologias agrícolas como serve de incentivo ao empreendedorismo.

Um bom exemplo de iniciativas desse tipo no agronegócio vêm dos alunos do Centro Universitário FEI, de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Os formandos do curso Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica da instituição desenvolveram 4 projetos criativos de novas tecnologias agrícolas que merecem ser observados. São iniciativas que buscam  solucionar problemas do dia a dia do pequeno produtor rural.

LEIA TAMBÉM
STARTUPS CHINESAS, AGTECH ETC: PIERRE SCHURMANN DESVENDA A NOVA CHINA
MARK ZUCKERBERG E BILL GATES DESCOBREM O AGRONEGÓCIO. E SE IMPRESSIONAM COM O QUE VEEM

Novas tecnologias agrícolas 

Entre eles está um trator, construído especificamente para os produtores de hortaliças, que tem como objetivo  aumentar a eficiência do trabalho agrícola.

Chamado de EqüuSele é fácil de ser utilizado, tem sistema de transmissão hidráulica e atua em diversas atividades agrícolas. Ele prepara o solo, abre sulcos, realiza a semeadura, pulveriza a plantação e aplica plástico por cima da área plantada. Também traciona carreta e perfura o solo para colocar estacas para construção de cercas. O equipamento também foi pensado para proteger a ergonomia do condutor, evitando riscos de acidente.

Neste vídeo sobre é possível saber mais sobre o  EqüuS.

Alguns demais projetos de novas tecnologias agrícolas dos alunos da FEI envolvem sistemas fertilização e dosagem e colheitadeiras.

Confira mais detalhes abaixo.

EqüuS- O projeto é um trator voltado ao pequeno produtor de hortaliças, onde podem ser acoplados implementos que fazem todas as operações que o agricultor precisa de uma maneira mais eficiente e produtiva.

Osíris – O projeto tem por objetivo atender às necessidades do pequeno produtor rural, por meio do desenvolvimento de um sistema de dosagem de disco único, capaz de alimentar duas linhas de plantio. A solução proporciona precisão análoga aos implementos disponíveis no mercado, alimentando duas linhas ao invés de uma, como é observado nas semeadoras convencionais, resultando na atenuação dos custos operacionais, tornando assim, mais acessível ao pequeno agricultor os benefícios de uma semeadora de alto desempenho.

Terra Brasilis – Projeto de engenharia básica que consiste em uma colheitadeira mecânica para raízes tuberosas variadas que irá auxiliar o trabalho do agricultor: melhorando sua ergonomia, maximizando sua produtividade em relação à que ele possui atualmente e que tenha um custo competitivo para suas diversas aplicações.

Abautac – Sistema de fertilização e irrigação automática para agricultura familiar – Criação de um sistema automatizado de irrigação e fertilização do solo para agricultores de pequeno e médio porte, que utiliza como ferramentas sensores, interface-homem-máquina e um aplicativo para smartphone.