Banner-Home / Mundo AgTech /


Mundo AgTech: edição de 14 de junho

Um giro pelo que acontece de mais relevante e interessante nas startups do agronegócio pelo mundo

Hambúrguer alternativo: uma mistura de carne e proteína de ervilha

Após vender sua parte na badalada food tech Beyond Meat , a Tyson Foods, uma das maiores empresas de carne do mundo, lançou a divisão Raised & Rooted. Embora pareça uma concorrente da Impossible Foods, Beyond Meat e outras, a proposta é um pouco diferente: eles oferecem um hambúrguer que mistura carne de verdade com proteína de ervilha. O objetivo, segundo a empresa, é oferecer uma alternativa aos consumidores que buscam reduzir o consumo de carne vermelha. A Raised & Rooted também lançou um nugget de “frango vegano”, usando a mesma proteína de ervilha. Como uma gigante do mercado tradicional, a Tyson está sentindo a pressão causada por essas food techs inovadoras, mas ainda não ficou claro se o caminho adotado será produtivo. Os lançamentos chegam aos supermercados americanos no segundo semestre deste ano.

Leia a reportagem completa no Tech Crunch

O Reddit no agro

O empreendedor Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, fórum mais popular da internet, criou um fundo de investimentos, Initialized Capital, e está colocando recursos em agtechs. Recentemente, investiu na Silo, uma startup que oferece um marketplace para produtores e distribuidores de alimentos perecíveis. Outros investimentos foram feitos na Plate IQ, que ajuda restaurantes a administrar seus inventários de maneira mais eficiente, e na Eclipse Foods, responsável por uma alternativa ao leite. Ohanian afirma que está de olho no ecossistema de inovação do agro faz tempo, e que o setor é um dos que estão se beneficiando da digitalização de processos tradicionalmente feitos de maneira analógica, usando caneta e papel. E ainda arrisca um palpite sobre o futuro da comida: “Acho que será assim: alimentos super acessíveis, muito saborosos, feitos graças à automação ou à ciência”.

Leia mais sobre as motivações de Ohanian no site AgEvolution

Um resgate orgânico de grãos

Os irmãos gregos Antonis e Yiorgos Antonopoulos estão mostrando ao mundo como a agricultura orgânica pode ser uma opção comercialmente viável. Eles são responsáveis por resgatar variedades de grãos à beira da extinção, graças ao rico banco genético natural encontrado na Grécia. De acordo com os especialistas, o país possui mais de 6 mil espécies selvagens e milhares de variedades cultivadas. Se elas forem perdidas, o mundo ficará sem um recurso vital na busca por alternativas viáveis para alimentar um planeta em transformação climática.

Leia o texto na integra no site da Aljazeera

Confira as edições anteriores da nossa seção Mundo AgTech