Agrocorp / Agtech /


Microsoft registra a solução FarmBeats no Brasil

Tecnologia que usa canais de TV para transmitir internet ainda não tem data para ser oferecida a clientes do país

Em maio, o cientista da Microsoft Ranveer Chandra veio ao Brasil para apresentar uma solução da empresa voltada ao agronegócio. Tratava-se do FarmBeats, cujo conceito envolve o uso de canais livres de TV para o envio de internet, facilitando o acesso de pequenos produtores à agricultura digital. É possível ler nossa reportagem completa sobre o tema aqui. Na época, a solução não tinha nem data para chegar ao Brasil. Agora, no entanto, a Microsoft registrou a patente do FarmBeats na Revista da Propriedade Industrial (RPI).

Por enquanto, o principal empecilho para a adoção da tecnologia aqui no Brasil ainda não foi resolvido. O uso desses espaços vagos na transmissão do sinal de televisão ainda não é legal por aqui. Na ocasião, Ranveer afirmou que era preciso “mostrar para o governo as vantagens desse modelo”. O registro da patente dá indícios que a companhia está interessada em explorar esse grave problema do setor. A falta de conectividade é um tema recorrente aqui no StartAgro.

Leia mais:
Como a Microsoft quer resolver o problema da conexão no campo usando sua TV
Bill Gates lista cinco inovações agrícolas que podem deter as mudanças climáticas
Como Microsoft, IBM e SAP enxergam o agronegócio

Fora do Brasil, no entanto, a situação é diferente. A Microsoft vem realizando diversos testes em fazendas espalhadas pelo mundo. No início de novembro, em um evento realizado em Orlando, nos Estados Unidos, a empresa anunciou que uma prévia do FarmBeats estaria disponível para os clientes no marketplace da Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft. Com isso, fica claro que a solução deixará de ser apenas um instrumento de pesquisa para se tornar um produto disponível aos produtores.

De acordo com o site Tech Crunch, o plano da companhia é expandir o papel do FarmBeats para que ele se transforme em uma plataforma aberta em que novos desenvolvedores ofereçam suas soluções. Combinando sensores de IoT, análise de data e machine learning, o FarmBeats representaria um grande avanço para produtores.