Agtech /


FitoApp oferece plataforma para emissão de receituário agronômico digital

Novo sistema ajuda a mitigar o impacto da pandemia na vida dos produtores

Para ajudar os produtores a seguir ao máximo a recomendação de isolamento social e, ao mesmo tempo, manter a produção da propriedade, o novo FitoApp permite que agrônomos e técnicos emitam receituários de forma digital. Por meio da plataforma, é possível usar uma assinatura digital (ou eletrônica, em alguns Estados) e enviar o receituário diretamente para a cooperativa ou a revenda, garantindo que os insumos sejam entregues sem a necessidade de locomoção.

O FitoApp havia sido lançado no final de dezembro de 2019, de maneira silenciosa, principalmente para alguns clientes e parceiros. O objetivo era validar o sistema e expandir lentamente. “Ele já estava operando quando surgiu toda essa história do coronavírus. E aí decidimos pisar no acelerador e mostrar a plataforma para o país inteiro”, diz George Hiraiwa, fomentador agtech e sócio da startup. 

Hoje, o sistema já conta com quase 700 usuários espalhados pelo Brasil. “É o primeiro aplicativo do país 100% integrado com o Siagro, o sistema de monitoramento do comércio e uso de defensivos”, afirma. Com acesso aos registros de defensivos do MAPA, o técnico recebe tudo de forma automática, na palma da mão. “O receituário é a principal ferramenta para ter a rastreabilidade do uso dos defensivos, epidemiologia das doenças, e risco associado à produção vegetal”.

Leia mais:
AgTech Garage lança o Desafio Covid 19
Bart Digital antecipa o lançamento de plataforma de emissão de títulos eletrônicos
Em parceria com a startup Arabyka, Syngenta usa blockchain para rastrear café

De acordo com Hiraiwa, o aplicativo poderá mitigar os efeitos da pandemia. “Os profissionais de agronomia tem como característica os deslocamentos diários, podendo se tornar grandes dispersores da doença”, afirma ele. Com a plataforma, eles podem continuar trabalhando sem precisar viajar tanto. E o produtor ganha em rapidez, já que todo o processo é muito mais ágil que os meios tradicionais.

Inicialmente, o FitoApp é gratuito para qualquer usuário que use o sistema operacional Android em seu smartphone. “Até pensamos em cobrar uma mensalidade de uso, mas decidimos que era momento de ajudar o setor e deixamos totalmente gratuito”. Futuramente, o plano é processar os dados por meio de Big Data e Inteligência Artificial para oferecer consultorias. “É o nosso sonho, mas para isso ainda temos muita caminhada pela frente”. 

“Eu acredito que o impacto do FitoApp será sentido por um bom tempo”, afirma Hiraiwa. “O empoderamento do consumidor é o que vai ditar as regras do jogo. E nosso objetivo é valorizar o técnico agrícola, a capacidade técnica dos agrônomos”.