Agenda /


Desafio Green Sampa busca startups com tecnologias verdes

Elaborado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), braço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com a consultoria Grant Thompson e o governo estadual de São Paulo, o programa de aceleração Green Sampa quer fomentar a busca por soluções verdes. 

São quatro temas centrais: água, incluindo tecnologias para tratamento de água para consumo e formas inovadoras de captação e tratamento para reuso; Cleanweb, ou soluções digitais para o monitoramento e gestão de uso em água e energia; energia limpa, com foco na distribuição de baixo custo para uso residencial e comercial; e gestão de resíduos sólidos, principalmente economia de recursos em processos produtivos e reaproveitamento de resíduos como forma de fomento à economia circular.

Serão escolhidas 12 startups, e a melhor em cada categoria receberá R$ 25 mil para desenvolver sua solução. Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar. Não há taxa de inscrição. É preciso apenas preencher o formulário disponível neste endereço até o dia 5 de dezembro. Os empreendedores selecionados se comprometem a participar de encontros quinzenais durante seis meses, período de duração do programa.

Leia mais:
São Paulo quer se tornar um modelo global na área de alimentos. Será que vai conseguir?
– Como a agricultura urbana pode ser fundamental no desenvolvimento das cidades

O desafio Green Sampa não é a única iniciativa recente que visa fomentar a economia circular e práticas sustentáveis na cidade. Em junho, a capital paulista passou a fazer parte de uma iniciativa de sustentabilidade com duração de três anos que parte de três linhas para promover a economia circular: adquirir alimentos produzidos de maneira regenerativa e, quando fizer sentido, localmente; aproveitar os alimentos ao máximo; e desenvolver e comercializar produtos alimentícios mais saudáveis. Com isso, São Paulo espera se tornar um modelo global na área de alimentos. Falamos sobre a iniciativa aqui no StartAgro.

O edital completo do desafio Green Sampa pode ser encontrado neste link.