Agtech /


Bart Digital antecipa o lançamento de plataforma de emissão de títulos eletrônicos

Decisão da startup foi tomada para diminuir os impactos da pandemia

A plataforma de emissão de títulos agrícolas eletrônicos Ativus, criação da agfintech Bart Digital, estava programada originalmente para meados de julho. Pronta desde fevereiro, ela vinha sendo testada por clientes parceiros. Mas por conta do isolamento necessário para conter a pandemia a empresa decidisse acelerar o processo e disponibilizar a versão beta já.

“Como o objetivo dessa plataforma é a emissão de ativos agrícolas eletrônicos, registro eletrônico e assinatura digital, entendemos que precisaríamos lançar antes”, diz Mariana Bonora, CEO da Bart. Neste momento, a startup vai priorizar o acesso aos produtores, para assegurar que eles comprem os insumos na época certa, garantindo a próxima safra, além de cooperativas e revendas. “O financiamento da compra de insumos ocorre antecipadamente, então essa fase do mercado agora o maior volume das negociações está na compra”, afirma ela.

Leia mais:
Mega Hack Covid-19 busca soluções para reduzir impacto da pandemia
Softbank busca captar US$ 10 bilhões para afetar startups de seu portfólio afetadas pelo novo coronavírus
Como usar os serviços de entrega de maneira consciente em tempos de pandemia

Além disso, a Bart Digital vai isentar os clientes do pagamento da assinatura mensal da plataforma, e dará descontos de até 70%. O valor só não chega a 100% porque alguns cartórios ainda não emitem todos os títulos de forma digital. 

Se identificar outras oportunidades de ajudar os produtores, a startup pode anunciar novas medidas. “Estamos acompanhando a situação todos os dias, com bastante preocupação”, diz Mariana. “Mas a agricultura é uma atividade essencial, especialmente nesse período de crise”. Segundo ela, o mundo que veremos após o fim da pandemia será bem diferente, provavelmente mais digitalizado, com novas formas de trabalhar”.

O acesso à plataforma pode ser solicitado na página da Bart Digital.