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As tendências do mercado para as agtechs em 2019

Quais serão as principais tendências do mercado em 2019? O site AgFunder News conversou com alguns investidores para apontar algumas previsões e esperanças para as agtechs no ano que se inicia.

Um campo que deve receber mais atenção é o que envolve logística, transportes e áreas de processamento, após os produtos deixarem as fazendas, mas antes de serem vendidos aos consumidores. “De US$ 10 bilhões investidos no setor, US$ 6 bilhões foram para foodtechs, e outros US$ 3 bilhões para as agtechs”, diz Rob Price, do Better Food Ventures. “Mas apenas US$ 1 bilhão foi destinado a essa zona intermediária”.

As mudanças nos hábitos de consumo também devem continuar guiando o mercado. “Nossa tese é de que os consumidores guiam as mudanças no setor de alimentos votando com seus bolsos”, afirma Sanjeev Krishnan, do S2G Ventures. Segundo ele, esses novos hábitos têm gerado transformações relevantes e duradouras na maneira como as pessoas se relacionam com os alimentos. Essa preocupação se reflete no comportamento de grandes marcas de alimentos e bebidas, que têm simplificado suas operações e comprado marcas emergentes. “2019 pode ser o ano em que, finalmente, as grandes companhias vão finalmente criar produtos e canais de mercado que façam sentido para os millennials”, afirma Axel Wehr, da Anterra Capital. Segundo ele, essa geração tem se afastado de marcas que até alguns anos atrás eram absolutamente dominantes no mercado.

Outra tendência que pode se consolidar em 2019 é de criação de produtos e tecnologias que causem um impacto mais imediato, “em vez do desenvolvimento de tecnologias que permitam apenas a captação de informações brutas”, diz Jurriaan Ruys, da Land Life Company.