Agtech / Impacto Social /


Aceleração Endeavor: Veja as startups selecionadas para o Scale-Up Agrotech

Como usar bem o coworking

Programa de aceleração da Endeavor vai fornecer mentoria e auxiliará no diagnóstico de negócios, entre outras coisas

Uma das coisas boas de 2017 para o setor AgTech é que as empresas, investidores e instituições ligadas ao empreendedorismo começaram a olhar para o agronegócio. Um dos casos bem-vindos nessa história vem da Endeavor, que criou o Scale-Up Agrotech, um programa de aceleração específico para esse mercado. O programa de aceleração selecionou 12 empresas, que vão receber mentorias de especialistas.

Além disso, o programa vai ajudar os empreendedores a diagnosticar os maiores desafios de crescimento. Com isso, será possível definir o mentor ideal que acompanhará a empresa e o seu plano de trabalho ao longo de todo o processo.

Confira abaixo a relação, com comentários feitos pela própria equipe da Endeavor.

  1. 4Vets

 Oportunidade de mercado encontrada

Distribuidoras de produtos veterinários pagam caro para colocar representantes em todos os lugares que atendem para realizar a venda pessoalmente. Por isso, muitas vezes as visitas não são realizadas com a periodicidade desejada pelo cliente final (pet shops e clinicas veterinárias), e acabam perdendo oportunidades para a concorrência.

 Solução

A 4Vets oferece, para distribuidoras, a criação de um canal de vendas online, com custos reduzidos em comparação ao representante no campo. A partir de um ambiente online, a empresa oferece também a criação dos conteúdos de marketing, integrando-se com a base de clientes da distribuidora e disponibilizando o portfólio de produtos a partir dos critérios de perfil do cliente. 

  1. SoluBio

Oportunidade de mercado encontrada

Doenças de solo, inoculação, doenças foliares e controle da lagartas são grandes problemas na lavoura. E agrotóxicos muitas vezes são caros, perdem o efeito, precisam de doses cada vez maiores. Além disso, alguns países importadores estão dando preferência ou pagando mais por produtos sem resíduos.

 Solução

A SoluBio desenvolveu uma biofábrica de inox na qual, com um meio de cultura, as bactérias podem ser produzidas para o controle integrado de pragas na lavoura. A empresa oferece uma solução que é esterilizada com ozônio e garante um ambiente de cultura puro, sem contaminações. As bactérias funcionam como bioinseticida e como biofungicida, mas não como herbicidas, e reduzem de 30% a 70% do uso de químicos.

  1. Agronow

Oportunidade de mercado encontrada

Agricultores ainda não contam com uma inteligência que forneça um panorama macro das suas plantações. A falta dessa informação faz com que a produtividade seja menor do que poderia — e aumenta os custos. Além disso, o fornecimento de crédito é vital para o campo e depende de análises baseadas em critérios de difícil averiguação por parte das instituições credoras.

 Solução

A Agronow é uma plataforma web projetada para dar, ao produtor rural, informações sobre a produtividade de sua safra em poucos segundos, utilizando para isso imagens captadas via satélite. O tratamento e a conversão da informação em dados é feita por meio de um algoritmo próprio.

 

  1. BovControl

 Oportunidade de mercado encontrada

Acima de tudo, a fome no campo. Segundo a ONU, 805 milhões de pessoas sofrem deste problema no mundo — e três em cada quatro dessas moram no campo. Metade são pequenos fazendeiros que vivem em terras impróprias, expostos a desastres naturais como secas ou inundações.

 Solução

Por meio do aplicativo desenvolvido pela BovControl, o produtor coleta dados no campo, seja fazendo o input das informações manualmente seja por hardwares disponíveis. Tais dados são armazenados no celular até que uma conexão esteja disponível, e então são enviados à nuvem, onde são processados e em seguida apresentados em um painel de controle. 

  1. Chipsafer

 Oportunidade de mercado encontrada

A produtividade do gado, e consequentemente o retorno dos produtores, está diretamente associada à capacidade de percepção de comportamentos fora do normal por parte dos animais — e à velocidade com que ações são tomadas sobre isso. Ou seja, há uma defasagem entre a constatação e a ação propriamente dita.

 Solução

A Chipsafer criou uma coleira autorrecarregável para monitorar o comportamento e a posição do gado remotamente, mesmo que não exista conectividade na área. Os dados captados são enviados para a nuvem, onde são processados, e as informações são repassadas automaticamente para qualquer dispositivo ao redor do mundo. 

  1. Datacoper

 Oportunidade de mercado encontrada

Hoje, o produtor se relaciona com outros players formalmente, mas as informações não são integradas. Cooperativas oferecem pouca visibilidade a seus produtores, há pouca gestão e há dificuldade em agregar mais valor aos cooperados.

 Solução

A Datacoper criou soluções para empresas que se relacionam com produtores rurais – cooperativas, distribuidores de insumos e indústrias do agronegócio. A empresa oferece diversas soluções com o objetivo de integrar a cadeia como um todo, como: uma plataforma de BI (sob o nome de Vistra), software de CRM, ERP, e um portal de comunicação. 

  1. Fit Instrument

 Oportunidade de mercado encontrada

Indústrias de óleo vegetal compram o fruto por peso, mas só sabem o teor de óleo quando a extração é feita. Assim, é impossível comprar a matéria-prima com maior qualidade, com valores baseados no teor de óleo ou até mesmo calibrar as máquinas de extração para as condições reais. Da forma como o processo é feito hoje, os rendimentos só podem ser calculados no dia seguinte.

 Solução

A FIT Instrument desenvolveu o SpecFIT, um equipamento de ressonância magnética de baixo campo para aplicações no agronegócio. Hoje. seu foco é na indústria de óleos vegetais, para a qual conseguem medir o teor de óleo dos frutos de forma não invasiva em 30 segundos. 

  1. InoBram

 Oportunidade de mercado encontrada

O uso de parâmetros inadequados como temperatura, quantidade de ração etc. no cultivo de animais pode reduzir a produtividade. Além disso, produtores não fazem esse monitoramento — ou o fazem por meio de funcionários que coletam os dados em campo.

 Solução

A InoBram é uma empresa de base tecnológica especializada no desenvolvimento de soluções de automação para o setor agroindustrial, para promover bem-estar ao animal e auxiliar o criador a controlar parâmetros do processo. Em seu portfólio, há aproximadamente 40 produtos, como controladores, sondas digitais, balanças etc. 

  1. M2Agro

 Oportunidade de mercado encontrada

Grande parte da gestão da fazenda é feita no papel ou em planilhas pouco profissionais. Isso aumenta o risco de erros e reduz a capacidade de planejamento dos produtores. Os ERPs disponíveis no mercado não são adequados especificamente para o agronegócio.

 Solução

A M2Agro criou uma plataforma para gestão de operação e de custos para ‘tirar o papel do campo. Os empreendedores exploraram o nicho da cultura de café, em que a gestão não difere das outras, mas cujo pós-processamento é bastante específico. Algumas ferramentas são planejamento de tarefas, gerenciamento de equipe, registro de comunicação com o campo, geração de relatórios e consolidação de custos.

  1. Neger Telecom

 Oportunidade de mercado encontrada

Todas as áreas urbanas do Brasil, quando somadas, equivalem ao tamanho do estados do Sergipe. O produtor precisa primeiro da conectividade para trazer outras tecnologias de desempenho. Mesmo nos EUA, 50% do território ainda não tem conectividade; no Brasil, esse índice gira em torno de 95%.

 Solução

A Neger trabalha em três frentes diferentes para conectar o produtor rural:

  1. O Replicador de sinal para o campo de fácil instalação, que consegue se comunicar com torres de telefonia que estão até 50 quilômetros distante;
  2. O Rastreador para o campo que não apenas usa satélites para se localizar mas também para transferir dados, possibilitando que veículos rurais sejam rastreados independentemente da existência de conectividade, proporciona mais segurança para o produtor rural;
  3. Os bloqueadores de sinal que começaram a entregar resultados recentemente e são vendidos para governos com utilização principal em presídios, oferecido também em um modelo de mensalidade. 
  1. SciCrop

 Oportunidade de mercado encontrada

Dados climáticos causam grande impacto sobre a plantação e são difíceis de serem conseguidos com elevado nível de confiabilidade. Para empresas fornecedoras de crédito, o custo para verificar a veracidade e precisão das informações fornecidas no processo de concessão é muito alto.

 Solução

A SciCrop utilizou bases de dados coletadas de diversas fontes para oferecer produtos diferentes em frentes distintas, o que aumenta o mercado endereçável. A empresa aplica algoritmos somados às bases de dados para reduzir os riscos e aumentar a assertividade no processo de concessão de crédito. 

  1. Sintecsys

 Oportunidade de mercado encontrada

Os prejuízos com incêndios são vários, desde a perda da produção até as multas ambientais gigantescas. Sem o sistema de detecção, um foco pode passar despercebido por até 50 minutos, quando já se alastrou de maneira considerável. Incêndios também acarretam em custos com as brigadas e risco pessoal no combate;

 Solução

A Sintecsys oferece um sistema de vídeo-monitoramento com algoritmo de detecção automática de fumaça para incêndios em plantações e florestas, com identificação da coordenada do foco de incêndio.

Uma câmera de alta resolução é instalada na torre, e é controlado de uma sala de operações. Quando um foco é detectado, de 5 a 12 minutos após o início do incêndio, um alerta é emitido. Se o operador confirmar o fogo, uma segunda câmera faz a triangulação e indica a posição (precisão do talhão) e a distância, podendo emitir alarme para corpo de bombeiros.