Glossário /


Glossário: mentoria para startups

Como o contato com veteranos do mercado é importante para o crescimento de uma empresa

Quem se dedica a abrir uma startup geralmente tem vontade de resolver algum problema do mundo sozinho. No máximo acompanhado por um pequeno grupo de amigos e parceiros que compartilham o mesmo ideal. O sentimento é nobre, mas é preciso entender que ninguém tem todas as respostas logo de cara. Por isso, encontrar um mentor é uma etapa tão importante no crescimento de qualquer empresa.

Mentoria é um termo muito comum, associado principalmente a programas de incubação e aceleração. Geralmente, um dos benefícios oferecidos para quem é selecionado é justamente o acesso à rede de mentores da instituição.

Normalmente, mentores são veteranos do mercado que passaram por diversas das dificuldades encontradas por qualquer startup – e sabem as melhores estratégias para superá-las. Além disso, eles possuem contatos de pessoas capazes de contribuir para a empresa, de investidores a profissionais com habilidades necessárias para o crescimento da startup.

O processo de mentoria pode ser feito de várias maneiras. Em alguns casos trata-se de um ou mais encontros em que os empreendedores fazem algumas perguntas e tiram dúvidas. Em outros, é um acompanhamento constante. Os mentores também podem oferecer seus conselhos de graça, ou podem exigir uma participação societária em troca.

É importante entender que novos empreendedores definitivamente precisam de ajuda, mas mesmo aqueles que estão no mercado há algum tempo podem topar com algum problema aparentemente insolúvel, mas que pode ser superado com o auxílio de um mentor experiente. E vale lembrar: mentores são sempre grandes parceiros. Quem se dedica a oferecer conselhos geralmente atingiu um nível de sucesso e quer passar o que aprendeu para uma nova geração de empreendedores.

Leia mais:
– Glossário: Unicórnio
– Glossário: Food Tech
– Glossário: Crowdfunding e Crowdsourcing